null: nullpx
entrevista de emprego-Mulher

Postura que você pode fazer no banheiro tira a insegurança antes de qualquer reunião

Especialista recomenda técnica de linguagem corporal que é capaz de transmitir mais autoconfiança.
Publicado 19 Abr 2022 – 03:45 PM EDT | Atualizado 28 Abr 2022 – 03:42 PM EDT
Reações
Compartilhar

A ideia de falar em público pode ser assustadora para quem é tímida, especialmente no ambiente corporativo. A tensão gerada pelo clima de competitividade e a pressão para se impor, contudo, são emoções facilmente vencidas através do domínio da sua linguagem corporal.

O que é linguagem corporal?


De acordo com Kátia Cristina, consultora de Recursos Humanos, existem posturas que ligam-se a imagens de poder, tanto pelo inconsciente de quem pratica quanto de quem vê.

Afinal, independente da linguagem oral, o corpo humano se comunica o tempo inteiro, e o benefício é poder usá-lo estrategicamente.

Falar com os ombros caídos e a cabeça baixa, por exemplo, reflete a sensação de "fraqueza" e estimula o corpo a produzir ainda mais cortisol - hormônio associado ao estresse.

Em contrapartida, há condutas físicas que incentivam a bioquímica da testosterona, que representa a liderança, confiança e dominância no cérebro.

As emoções continuam existindo, mas o comando para controlá-las surge a partir de como a sua linguagem corporal é treinada para reagir diante da situação.

Postura para vencer a insegurança


O ideal a fazer antes de uma reunião ou apresentação no trabalho é não deixar o seu cérebro enxergar a situação como algo ameaçador. Lembre-se: ele produz em dobro o que for aguçado por meios dos seus gestos e olhares.

Portanto, ouça uma música relaxante, revise suas conquistas e resultados e pense em momentos felizes naquele ambiente. Em seguida, para Kátia, está a principal dica: ir ao banheiro. Mas por um motivo diferente.

"Sozinha, fique em pé, abra as pernas na direção dos ombros, coloque as mãos na cintura e olhe para frente por, no mínimo, dois minutos, e sorria. Essa é a postura da Mulher-Maravilha. Depois, levante os braços para cima, abrindo o peito, como faz um campeão ao comemorar uma vitória, e sorria novamente", explica.


A posição não só estimula a produção de endorfina e serotonina, mas também traz o toque necessário de adrenalina para vencer a insegurança.

Durante a reunião, evite balançar as pernas ou bater o pé no chão repetidas vezes. Sente-se com o tronco reto, pés apoiados no chão e ombros para trás. "Olhar e sorrir para a pessoa enquanto fala ajuda muito ao estabelecer um contato", afirma.

Comportamento

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse