Nunca discordar, “me fazer feliz” e mais 4 mitos que podem destruir um relacionamento

por | mar 22, 2022 | Comportamento

Acabe de vez com pensamentos que podem prejudicar a sua relação

Além de expectativas, fantasias e construções sociais, as relações amorosas são ainda cercadas de crenças que raramente correspondem à realidade. Conheça 6 grandes mitos sobre relacionamento e aprenda como driblar essas ilusões, segundo a psicóloga holística Nicole LePera:

6 mitos sobre relacionamento

1. Meu parceiro deve me fazer feliz

Embora a felicidade geralmente seja o resultado de um relacionamento saudável, não é função do seu parceiro ou parceira te fazer totalmente feliz.

Esse mito gera muita pressão e sofrimento em ambos os parceiros, explica a psicóloga. A pessoa amada pode “somente” ajudar a sustentar nossa felicidade.

2. Minha companheira não deve sentir atração por mais ninguém

A atração física por outras pessoas é parte natural da biologia humana, mas muitos relutam em compreender essa verdade. Esse mito vai contra o comportamento humano essencial e pode causar grande dor e sofrimento aos dois.

3. Se meu parceiro me amasse, ele saberia o que eu estou pensando

De acordo com a especialista, as pessoas não são capazes saber o que você está pensando ou sentindo até que você se mostre aberta para expressar suas necessidades e compartilhar suas emoções. Simples assim.

4. Devemos fazer as coisas da mesma forma que nossos pais

Outro mito que precisa acabar. A realidade é que os parceiros podem começar a escolher como seu relacionamento será construído independentemente de como fomos criados.

Não há problema em abrir mão de ideias, papéis ou crenças que não criam uma vida que você deseja para si mesmo, ensina Nicole.

5. Devemos estar “apaixonados” o tempo todo

Esta é provavelmente a expectativa de relacionamento mais irreal de todas. Segundo a psicóloga, trata-se de uma expectativa impossível de cumprir e de uma crença que não pode mais ser perseguida.

6. A pessoa que eu amo deve ficar sempre do meu lado

Um relacionamento amoroso saudável demanda conversas difíceis e aceitação de crenças diferentes. Ter um parceiro que “só fica do seu lado” e nunca discorda não te permite crescer ou ver as coisas sob uma nova perspectiva.

Relacionamentos amorosos