rafa kalimann

Rafa Kalimann retoma treinos na gravidez após meses “sem energia para subir três degraus”

A influenciadora e ex-BBB Rafa Kalimann está no quinto mês da sua primeira gestação

Vivendo a primeira gravidez, Rafa Kalimann recentemente contou em entrevista à “Quem” um pouco sobre sua rotina com exercícios físicos.

Aos 32 anos, a influenciadora está à espera de Zula, fruto da relação com o cantor Nattanzinho. E, segundo ela, o momento tem a impulsionado “se permitir”.

Grávida, Rafa Kalimann fala sobre rotina com atividades físicas

rafa kalimann
(Crédito: Reprodução/Instagram @rafakalimann)

Rafa Kalimann, que teve como indicação de sua obstetra a realização de exercícios físicos no primeiro trimestre da gravidez, ressaltou a importância de cada mulher respeitar o próprio tempo.

“Eu fiquei três meses me esforçando, tentando entender como que as grávidas, no primeiro trimestre, conseguem fazer exercício físico. Eu não tinha energia para subir três degraus de escada. Entendo que vai de grávida para grávida, algumas têm mais energia, outras têm menos”, relembra.

rafa kalimann
(Crédito: Reprodução/Instagram @rafakalimann)

O sentimento de culpa tomou conta de Rafa, segundo ela, até que ouviu da sua psícologa: “Rafa, respira, relaxa, se respeite e viva esse momento.”

E isso mudou a forma da influenciadora enxergar a fase em que está vivendo. Dessa forma, Rafa voltou aos treinos apenas no quinto mês da gestação.

“Já peguei uma personal para gestante, porque tenho medo de fazer algum movimento ou exercício errado. Vou começar agora aos poucos, mas sem pressão”, concluiu ela.

rafa kalimann
(Crédito: Reprodução/Instagram @rafakalimann)

Exercícios físicos na gravidez

Assim como aconteceu com Rafa Kalimann, é completamente normal sentir indisposição durante os primeiros três meses da gravidez.

(Crédito: DC Studio/Freepik)

Isso porque o aumento da produção de hormônios, especialmente a progesterona, provoca relaxamento muscular e sonolência, além de contribuir para a sensação de fadiga.

O corpo também passa por um aumento no gasto energético, já que precisa trabalhar mais para formar a placenta e garantir o desenvolvimento do embrião, o que gera maior consumo de energia mesmo em repouso.

Mulher grávida com o marido (Crédito: drobotdean/Freepik)
(Crédito: drobotdean/Freepik)

Apesar disso, exercícios leves e orientados por um médico, como caminhadas, alongamentos, yoga para gestantes e pilates, podem ser benéficos para melhorar o bem-estar, desde que a gestante esteja liberada pelo obstetra e respeite os sinais do próprio corpo.

Gravidez