Pepino, melancia e abóbora têm muito em comum: ciência aponta nova origem

Se alguém te perguntar “qual a semelhança entre a abóbora, a melancia e o pepino?”, você logo vai achar que se trata de alguma piada no estilo pegadinha. Mas um recente estudo comprovou que a resposta certa seria dizer que esses alimentos dividem um tipo de parentesco. É como se eles fossem “primos”.

Como se formou a família das cucurbitáceas

Como foi publicado no  jornal científico Molecular Biology and Evolution, ligado à universidade inglesa de Oxford, uma fruta muito parecida com o atual melão sofreu alterações genéticas a cerca de 100 milhões de anos. A equipe de pesquisa defende que essa informação foi “negligenciada em estudos anteriores”.

O genoma dessa única fruta se copiou e se alterou de tantas formas que acabou originando uma divisão de seres vivos que, dentro da botânica, recebeu o nome de família das cucurbitáceas ( Cucurbitaceae).Para concluir o estudo, a equipe científica analisou as árvores evolutivas dessas plantas.

Mudanças ambientais específicas sofridas no passar dos milhões de anos fizeram que com essa família fosse muito variada: dessa forma, melancia e melão são primos do pepino, além das abóboras e cabaças também fazerem parte da lista de parentes dessas plantas.

Melancias e abóboras