Embora possa ser até algo benéfico, alguns detalhes ajudam a diferenciar de um problema de saúde
Ser responsável por um recém-nascido desperta muita tensão, principalmente quando surge algo que parece não ser normal. Uma placa branca na língua do bebê, por exemplo, é algo que desperta um alerta. No entanto, nem sempre ela significa algum problema.
O que causa a placa branca na língua do bebê?

De acordo com a pediatra integrativa dra. Juliana Alves, esse detalhe na língua do bebê é muito comum durante a fase de amamentação. Isso pode acontecer, por exemplo, pelo acúmulo de leite, de células e de bactérias, inclusive boas.
Nesse último caso, essa placa tem como uma função ajudar na imunidade do bebê. Ou seja, mais do que não ser um problema, ela é algo benéfico para a boca e todo o trato digestivo, atuando na proteção e equilíbrio da microbiota.
No entanto, essa placa merece atenção quando se espalha pela bochecha, céu da boca e gengiva. Nesse caso, pode ser um quadro de cândida albicans, uma infecção por fungo que requer tratamento. Além da localização da placa, outro sinal de alerta é o bebê apresentar dor ou incômodo. Em alguns casos, a própria mãe pode começar a apresentar lesões no mamilo.





