O momento da amamentação é um dos mais importantes para o desenvolvimento do bebê e seu laço afetivo com a mãe. Porém, ainda que seja somente para suprir a necessidade de alimentação, o ato de amamentar nem sempre é fácil de primeira. Algumas mães e recém-nascidos têm mais dificuldade em conseguir a melhor posição e abocanhada para obter a mamada mais tranquila e eficiente.
Como saber se o bebê está mamando direito
Com objetivo de estimular o aleitamento materno, a Maternidade São Luiz, de São Paulo, compartilha algumas dicas para facilitar a pegada do bebê no seio a mãe. Veja algumas das mais importantes para começar a amamentar:
1. Escolha uma cadeira, poltrona ou posição confortável para sentar, com encosto e, se possível, apoio largos e macios para os braços. Você pode recorrer ao uso de grandes almofadas e travesseiros que possam ajudar a sustentar o bebê com mais conforto pelo tempo necessário para a mamada.
2. Segure o bebê do jeito tradicional, com a mão no bumbum, a cabeça na direção do seu cotovelo e a barriga voltada para a sua. Quanto mais próximo do seu seio, menos ar o bebê vai engolir e melhor será a pegada.
3. Use a posição invertida, que auxilia a esvaziar a mama usando uma outra pegada. Segure a nuca do bebê com a mão, com o tronco dele mais direcionado para fora, como se você o segurasse por baixo do seu braço, pela axila. Nesta posição, a barriga do bebê fica encostada na sua costela, na diagonal.
4. Deixe o bebê abocanhar o bico e a maior parte da aréola. Para isso, a boquinha do recém-nascido precisa estar bem aberta e com os lábios virados para fora. O rostinho fica bem próximo à mama, e o queixo, encostado nela.

5. Para ajudar, estimule o reflexo de mamada roçando o bico nos cantos da boca ou no lábio inferior do bebê, segurando o mamilo entre os dedos. O ato de segurar a ponta do seio, na altura da aréola, entre os dedos ajuda a direcionar seu bico.
6. Durante a mamada, você não deve ouvir barulho de beijo ou estalo de língua. Por outro lado, você consegue ouvir o ruído do bebê engolindo o leite. Esteja também atenta à respiração, se ela flui com tranquilidade já que, nessa hora, o bebê só pode contar com o nariz para respirar.
7. Você também pode perceber o movimento do queixo do bebê, para frente e para trás, conseguindo obter a mamada. Se tudo estiver bem, e o recém-nascido estiver obtendo o leite, ele vai seguir mamando sem demonstrar qualquer insatisfação. Caso contrário, ele vai sinalizar a insatisfação.
8. Para facilitar a respiração do bebê, que é restringida na mamada – pela abocanhada que precisa ser perfeita e pela proximidade do narizinho do recém-nascido ao seio da mãe – mantenha os dedos entre a aréola para se assegurar de que não está asfixiando o lactente.
Dicas de amamentação
- 10 mitos e verdades sobre o aleitamento materno
- Dicas de como preparar o seio para dar de mamar
- 16 erros que atrapalham amamentação e 23 soluções simples