https://www.instagram.com/p/BXgaVpsDzfL/?taken-by=badgalriri
Não é só brasileiro que tem ziriguidum, malemolência, talento para folia. Todo mês de agosto, o povo da ilha caribenha de Barbados, na América Central, realiza uma grande festa carnavalesca nas ruas, com direito a passistas e grupos de música: o festival Crop Over.
Bem parecida com o nosso Carnaval, a festa carrega todo mundo atrás do trio elétrico, inclusive uma das filhas mais famosas do país, a cantora Rihanna.
https://www.instagram.com/p/BXgD5arjO3H/
Como é o Carnaval de Barbados?
200 anos de história
O Carnaval barbadiano é uma tradição de mais de 200 anos, que se iniciou no período colonial da ilha, para celebrar o fim da colheita da cana de açúcar – mercadoria importante para a história da ilha.
Feriado nacional
A festa se inicia no final de maio, mas ganha força a partir de agosto. É neste mês que o povo vai às ruas – a primeira segunda-feira de agosto é até feriado nacional: no “Kadooment Day”.
Festa nas ruas
A principal marca do Carnaval de Barbados é o desfile pelas ruas da ilha inteira atrás dos blocos. Lembra um pouco as micaretas e os trios elétricos brasileiros.
Trajes
Outra característica tem mais a ver com outro aspecto carnavalesco brasileira: os trajes típicos coloridos e cheios de pluma lembram muito os desfiles de escola de samba.
Cultura local
Além da festa nas ruas, o Carnaval de Barbados destaca a cultura da ilha caribenha, com exposição de artesanatos, festivais culinários e musicais. Bandas tradicionais embalam os foliões até o sol nascer.
Dança típica
O remelexo que toma conta do festival pode assustar os mais tradicionais, mas provavelmente não apavoraria os brasileiros versados no “quadradinho de 8”. O “wuk up” é um rebolado que tem origens na dança africana e é comumente visto nas ruas acompanhando o ritmo “soca music”.
Dá para dar um pulinho ali em Barbados para não precisarmos esperar até fevereiro?
Curiosidades sobre Carnaval
- Outros Carnavais: como 7 países celebram a folia
- Origem: curiosidades sobre o Carnaval, uma festa pagã
- Fazendo a festa: 6 formas de baratear sua viagem de Carnaval