Com formato de picles, mas de tamanho bem reduzido e aparência gelatinosa, os Pyrosomas (Pyrosoma atlanticum), também chamados de “picles do mar”, têm invadido a costa Noroeste dos EUA nos últimos meses preocupando cientistas e pescadores.
“Picles do mar” pode atrapalhar pesca
Os Pyrosomas são minúsculos animais marinhos comuns em águas tropicais. Nos últimos dois anos, eles têm se multiplicado de forma significativa ao Norte do Oceano Pacífico e pela costa do estado norte-americano de Oregon.
A invasão da espécie está sendo estudada por pesquisadores e cientistas da Universidade de Oregon e ela preocupa porque obstrui equipamentos de pesca da região (especialmente aqueles usados para capturar salmão e camarão).

A ciência ainda não conhece exatamente o papel que os Pyrosomas desempenham no ecossistema marinho ou mesmo se sua abundância inédita pode afetar a cadeia alimentar. Os animais filtram água, se alimentam de plâncton e são presas conhecidas de baleias, golfinhos e alguns peixes ósseos.
Os pesquisadores especulam a hipótese de que os Pyrosomas estejam se apresentando em grande quantidade no ambiente por causa do aumento da temperatura das águas da região.
Curiosidades sobre o mundo animal
- Baleias nem sempre foram gigantes (elas já mediram apenas 3 metros)
- Coalas dormem 14 horas por dia e descansam mais 5: por que tanto sono?
- Europa foi lar de tartaruga gigante de 2 metros: o que se sabe sobre ela?