O simples efeito congelante de tomar um sorvete pode causar enxaqueca, de acordo com o resultado de pesquisas avançadas sobre o tema, publicada numa edição do Encontro Anual de Biologia Experimental.
Afinal, uma das causas da enxaqueca comum tem relação com respostas sensoriais do cérebro – ou seja, o cérebro reage a sensações como o excesso de luz, sons e alimentos frios.
Cérebro “congelado”: causas

A ciência tem algumas teorias que explicam o fenômeno. A mais aceita diz que o nervo trigêmeo, que controla a musculatura da mastigação e a sensibilidade do rosto, detecta o frio do sorvete e gera um esforço extra que dá a impressão de enxaqueca.
Durante o esforço do nervo trigêmeo, o céu da boca (palato) faz um movimento que exige maior fluxo sanguíneo por conta da temperatura gelada do sorvete.
(Essa não é uma característica apenas do palato: sempre que nosso corpo sente frio, reage enviando um monte de sangue para o cérebro, como se fosse um antídoto natural, uma proteção.)
E esse envio rápido é justamente o que causa a enxaqueca – e também o que faz com que essa dor passe em um período de 30 a 60 segundos.
Pelo menos desde 1850 a literatura médica tem mencionado a enxaqueca do sorvete, mas o tema só ganhou atenção especial em 1988, quando a Sociedade Internacional de Dores de Cabeça reconheceu essa condição como “estímulo congelante de dor de cabeça” ( cold stimulus headache, em inglês).
Tome o sorvete devagar

Com a ajuda da filha e de suas colegas da escola (145, para ser exato), um médico da Universidade McMaster constatou que crianças e adolescentes que tomavam uma tigela de sorvete em 5 segundos tinham mais que o dobro de probabilidade de ter dor de cabeça do que os jovens que ingeriam em seu próprio ritmo.
Isso prova que, quanto mais sede ao pote de sorvete, maior a chance de sentir o cérebro congelado e, consequentemente, a enxaqueca.
Sorvete para treinamento médico
Justamente por conta da sensação angustiante, um médico costuma fazer com que todos os seus estudantes experimentem de propósito a sensação de dor de cabeça do sorvete.
“Todos os médicos em treinamento deveriam experimentar isso”, disse o dr. Eric Altschuler, professor da Universidade de Medicina e Odontologia de Nova Jersey (EUA). “Isso ajudaria a entender, simpatizar e ter ciência do quanto é urgente cuidar de pacientes que sofrem de cefaleia tensional”.
A cefaleia tensional é um tipo de dor de cabeça que dá a impressão de uma faixa apertando o cérebro e pode durar de algumas horas a vários dias. A diferença é que a dor gerada pelo sorvete, além de mais rápida, tem a sua recompensa: um sabor delicioso.
Dor de cabeça e enxaqueca
- AVC x dor de cabeça: sintomas confundem. Saiba identificar
- As 6 causas mais estranhas para a dor de cabeça
- Não confunda enxaqueca com dor de cabeça: isso pode ser muito perigoso