Look de Festa Junina: aprenda a customizar sua roupa sem gastar dinheiro

É época de festas juninas e os arraiais já estão começando. As crianças contam os dias para colocarem o traje típico e caírem na diversão. A costureira Madalena Machry dá dicas para customizar a roupa dos filhos e deixá-los caipiras em alto estilo.

Você vai precisar de: tesoura, cola-quente, fita mimosa, tecidos de estampas diversas ou feltro colorido, lantejoulas, purpurina e pérolas.

Para as meninas:

1- Pegue um vestido colorido ou uma blusa de uma cor só e uma saia estampada, de preferência rodada ou franzida.

2- Selecione formas e faça moldes em cartolina, como galinhas, corações, flores, balões.

3- Use esses moldes para recortar os tecidos estampados ou o feltro colorido nas formas desejadas. Pode ser quantas quiser.

4- Com a cola quente, cole esses retalhos ao longo da saia. Use a fita mimosa, para fazer pequenos laços ou rabinhos para os moldes de balões e cole neles. A fita também pode estar presente na barra da saia e nas mangas da blusa. Utilize a purpurina, as pérolas e lantejoulas para enfeitar as formas e dar ainda mais destaque. A brincadeira mora em misturar elementos e deixar o traje o mais alegre possível.

5 – Reserve um pedaço maior de tecido para fazer um laço e colar ao redor do chapéu de palha. Se a menina tiver cabelos compridos, duas tranças nas laterais podem ainda levar laços grandes também feitos de fita mimosa colorida.

Para os meninos:

1- Separe uma camisa xadrez e uma calça que pode ser jeans ou de sarja.

2- Se a calça não vai mais ser usada, dá para cortar a perna na altura desejada e puxar os fios para fazer franjas. Se não for o caso, vale comprar em lojas de aviamento, as franjinhas já prontas e só é preciso colar com cola quente.

3 – Recorte pedaços retangulares para colar em alguns lugares da calça, simulando remendos. Como há possibilidade de frio nessa época, fica ainda melhor se o menino vestir por cima um casaco mais estruturado, estilo paletó, que também pode conter retalhos e flores colados. O chapéu e o bigode são indispensáveis.