A “diarreia” na menstruação é comum, mas, dependendo do caso, é também um sintoma que pode indicar distúrbios intestinais
Você já percebeu que seu intestino fica mais solto durante os primeiros dias da menstruação? O sintoma, muito comum para várias mulheres, acontece pelas transformações nos hormônios que o período traz ao corpo feminino.
Contudo, há alguns sinais que alertam quando a mudança no intestino durante a menstruação representa algo mais sério. Abaixo, saiba mais sobre o assunto.
Por que o intestino fica mais solto durante a menstruação?

Durante o início do sangramento menstrual, muitas mulheres têm a sensação de um trânsito intestinal mais acelerado, que normalmente causa diarreia e desconforto abdominal.
De acordo com Manuela Gurgel, ginecologista da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, isso acontece devido às mudanças nos níveis de estrogênio e progesterona.

“Além disso, há a liberação de prostaglandinas no corpo, que podem aumentar as contrações uterinas e instestinais. No geral, são sintomas autolimitados, ou seja, que passam espontaneamente”, explica a profissional.
Como saber quando “diarreia” na menstruação indica algo mais grave?

Apesar de ser comum, a “diarreia” na mentruação também traz sinais indicativos de algo errado no organismo. A persistência do sintoma durante todo o período menstrual, por exemplo, é um deles.
“Caso o quadro venha associado a outros sintomas como vômitos, mal-estar ou febre, a paciente deve procurar atendimento médico”, orienta a ginecologista. Isso também vale para os casos em que a mulher sente disquezia — que é a dor para evacuar — ou hematoquezia — sangue contínuo nas fezes.
Saúde
- DIU não hormonal: como funciona o método contraceptivo, vantagens e desvantagens
- Dor no bico da mama é sinal de gravidez? Conheça outras possibilidades
- HPV: vírus que atinge mulheres e homens também pode causar câncer na garganta