Como as vacas conseguem chegar a ter até 1000 kg se elas comem grama?

O peso do gado de corte, aqueles destinados à produção de carne, leite e seus derivados para consumo humano, dependendo da raça, pode chegar a ser de 1000 kg. Mas como esses animais conseguem pesar tudo isso, se a alimentação deles é a base de grama?

Será que é só grama mesmo?

As vacas e os bois fazem parte de uma subordem dos mamíferos, chamada de ruminantes. Ela também inclui outros animais, como os caprinos e os búfalos, por exemplo.

A alimentação deles não é feita apenas com grama comum. “Eles comem capim de pastagens, com suplementos e outros nutrientes”, explica Enrico Lippi Ortolani, professor especialista m ruminantes da Faculdade de Medicina Veterinário e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) e consultor do Globo Rural.

shutterstock

A nutrição desses animais também é feita com sais minerais e proteínas, como o milho e grãos com alto teor de amido. Então, para entender como os bois e as vacas ganham peso, é importante entender como funciona o seu sistema digestivo.

Digestão dos ruminantes

Um dos compartimentos do estômago dos ruminantes é o rúmen, também conhecido como pança. Dentro dele, acontece um sistema de fermentação com o mínimo de oxigênio, que permite que certas bactérias, protozoários e fungos consigam sobreviver e se multiplicar.

Esses organismos são importantes porque facilitam a digestão e possuem enzimas que digerem a celulose (açúcar presente no capim) e liberam substâncias como os ácidos graxos voláteis, que são suas principais fontes de energia.

Para aumentar o ataque dessas bactérias e facilitar a digestão, o animal volta parte do conteúdo do capim para a boca, para remastigá-lo. Esse processo é o chamado “ruminar”, que pode durar cerca de 8 a 10 horas por dia.

“Quando eles absorvem os ácidos, parte da energia liberada por essa digestão é aproveitada e outra parte vira músculo e gordura. Quando a dieta é rica em nutrientes, a produtividade (leite, carne) e o crescimentos são maiores”, aponta Ortolani. E é justamente por causa dessas conversões de transformar um nutriente em outro que os bois e as vacas engordam.

Mais curiosidades sobre animais