Uma das formações curiosas do Parque Nacional Lassen, na Califórnia, Estados Unidos, é esses “gominhos” coloridos e brilhantes que mais parecem ter sido desenhados por algum artista muito inspirado.
O cenário “dos sonhos”, entretanto, é real: as dunas coloridas se formam pela oxidação das cinzas do vulcão Cinder Cone – que possivelmente entrou em atividade pela última vez em 1650.
Parque de vulcões na Califórnia: atrações
O Parque Nacional Lassen gera esta e outras paisagens impressionantes deixadas como “herança” das mais de 30 cúpulas vulcânicas do local.
Campos de lava, lagos com águas termais, regiões com pedra-pomes e outros materiais rochosos são atrativos incríveis que atraem os turistas mais aventureiros.
O que forma as dunas coloridas e brilhantes
As dunas coloridas próximas ao Cinder Cone são resultado da oxidação de cinzas do vulcão.
Segundo o site Amusing Planet, especializado em arte e fotografia de paisagens naturais, elas se tornaram brilhantes pelo fato de terem caído nos fluxos de lava quando eles ainda estavam quentes.
Visitantes recomendam que a visita seja feita pouco depois do pôr do sol, já que a luminosidade natural deixa o cenário ainda mais brilhante.
A paisagem, que pode ser vista de cima depois de se alcançar o topo do vulcão por meio de trilhas, ainda contrasta com os eucaliptos comuns à região.
Um prato cheio para os visitantes explorarem neste verdadeiro laboratório de geologia a céu aberto!
Vulcões: curiosidades e mais
- Do espaço: astronauta fotografou lavas do maior vulcão da Europa
- Na Califórnia: temido supervulcão pode acordar no futuro
- Mistério: qual é a origem do material que forma crosta terrestre?