null: nullpx
humor-Mulher

Menos dor, melhor humor: andar descalço tem efeitos notáveis no seu corpo, diz estudo

Publicado 15 Out 2020 – 11:25 AM EDT | Atualizado 15 Out 2020 – 03:00 PM EDT
Reações
Compartilhar

Alimentação equilibrada e prática regular de exercícios são os pilares de um estilo de vida saudável e livre de doenças. Uma outra atividade, bem simples de ser executada, agora entra na lista como forma de afastar problemas físicos e mentais: andar descalço na terra.

Estudos apontam que andar sem sapatos, com os pés em contato com a natureza, alivia dores, contribui para um sono de qualidade, reduz estresse, entre outros benefícios.

Pisar descalço na terra melhora a saúde física e mental

A terapia, chamada “grounding” (aterramento, em português), envolve a atividade de se reconectar com a Terra, os pés descalços diretamente sobre grama, terra ou areia.

De acordo com pesquisas, os efeitos de andar descalço na terra são sistêmicos e profundos e incluem:

  • Estabilização da fisiologia
  • Redução de dor e inflamação
  • Alívio do estresse
  • Melhora do sono
  • Melhora do fluxo sanguíneo
  • Aumento da imunidade
  • Efeito positivo sobre humor e bem-estar

Ao contrário do que muita gente pode imaginar, o "grounding" não é algo esotérico ou místico.

Os cientistas afirmam que a conexão com a terra, que tem uma carga elétrica negativa, promove absorção de elétrons que teriam efeito antioxidante no corpo humano.

Assim como a vitamina D em nosso corpo é produzida pela energia e frequências geradas pelo sol, a 150 milhões de quilômetros de distância, a Terra sob nossos pés fornece energia e frequências únicas que influenciam diretamente nosso corpo, diz um dos estudos mais recentes.

E não existem grandes segredos para incluir a prática no seu dia a dia. Basta caminhar (ou mesmo ficar parado) sem sapatos em superfícies como terra, gramado, pedrinhas, areia, enfim, no chão natural.

Terapias alternativas

Reações
Compartilhar
RELACIONADO:humor-Mulhersono-Mulher

Mais conteúdo de interesse