É isso mesmo que você leu. Estudos desde os anos 1990 indicam que quanto mais uma pessoa se acha inteligente, menos ela é de verdade.
Diversas observações levaram a psicólogos a acreditarem que as pessoas não são capazes de avaliar as próprias habilidades.
Você se acha inteligente?
Uma das pesquisas, realizada pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, observou se os participantes eram capazes de reconhecer que não tinham algumas habilidades.
Eles aplicaram testes sobre humor, gramática e lógica e chegaram à conclusão que somos mais cegos para os nossos defeitos do que realmente achamos que somos.
Por exemplo, as mesmas habilidades para construir uma sentença gramatical são necessárias para reconhecê-la e também para determinar se algum erro foi cometido.
Ou seja, o conhecimento para reconhecer a habilidade de fazer um julgamento coerente sobre algo é também o mesmo que reconhece se esse julgamento faz sentido ou não.
Outro estudo, publicado no Journal of Experimental Psychology, usou a internet como base da pesquisa. Ele alega que o culpado desse comportamento atualmente é o advento da busca de informações online.
A pesquisa fez o seguinte: metade dos participantes podiam usar a internet para responder algumas perguntas e a outra metade devia apenas indicar o quanto se sentia capaz de responder às mesmas perguntas.
Depois, todos tinham que responder outras perguntas e indicar se saberiam responder ou não a pergunta de forma completa. Os que tiveram acesso à internet na primeira fase achavam que sabiam mais do que os que não tiveram.
E você, se acha pouco ou muito inteligente?
Faça o teste: Você é mais inteligente que a média das pessoas?