Saiba quais são os 10 países mais perigosos do mundo

O Instituto Para Economia e Paz, com sede em Sydney, na Austrália, divulga periodicamente o Índice Global da Paz – no qual são analisados todos os dados relacionados a violência nos países para a produção de um ranking abrangente.

A edição 2016 do Índice apresenta os dados 165 países e os agrupa de acordo com as seguintes classificações, relacionadas ao “nível de paz”: muito alto; alto, médio, baixo e muito baixo.

País mais violento

O Brasil está apenas na posição de número 105 do ranking, ainda considerado um país de nível médio no que diz respeito à paz. Para se ter uma ideia, na América do Sul o Brasil está na frente apenas de Colômbia e Venezuela. O país mais seguro do continente é o Uruguai, seguido por Chile e Argentina.

O Instituto Para Economia e Paz analisa diversos aspectos para qualificar o nível de paz de cada país, que vão desde guerra civil a ameaça de conflitos externos, passando por violência doméstica e situação da população carcerária. A Síria, país que há anos enfrenta uma terrível guerra civil, ficou com o triste posto de país mais violento do mundo. Confira os demais países mais perigosos do mundo em 2016:

#10 – Líbia
#9 – Sudão
#8 – Ucrânia
#7 – República Centro-Africana
#6 – Iêmen
#5 – Somália
#4 – Afeganistão
#3 – Iraque
#2 – Sudão do Sul
#1 – Síria

Já os islandeses continuam tendo o que comemorar. Pelo décimo ano consecutivo, a Islândia apareceu com o país mais seguro e pacífico do mundo. Veja os 10 mais.

#10 – Eslovênia
#9 – Japão
#8 – Canadá
#7 – Suíça
#6 – República Tcheca
#5 – Portugal
#4 – Nova Zelândia
#3 – Áustria
#2 – Dinamarca
#1 – Islândia

Leia mais: Conheça os 7 países mais novos do mundo