Gigantes, visualmente surpreendentes e ainda cercados por mistérios: os buracos azuis no mar, encontrados em várias partes do mundo, são muito mais do que belas paisagens.
Como foram formados os buracos azuis no mar
Um buraco azul no oceano é, basicamente, uma grande caverna inundada pelas águas do mar há centenas de milhares de anos. Alguns deles são tão imensos que podem ser vistos até mesmo do espaço.
Durante a mais recente era do gelo na Terra, há cerca de 300 mil anos, parte das águas dos oceanos, congelada, acabou presa em calotas, fazendo com que o nível do mar ficasse abaixo dos 120 metros da média atual.

Sem a água do mar, algumas partes do mundo ficaram expostas às ações das chuvas e dos ventos. Sofrendo constante erosão, essas partes desabaram e formaram grandes cavernas. Com o fim da era do gelo, o nível do mar voltou a subir e inundou com água salgada as cavidades, resultando assim nos buracos azuis.
Existe vida em buracos azuis?
Buracos azuis podem ser verdadeiros oásis em um fundo do mar estéril. De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional ( NOAA), dos Estados Unidos, eles são repletos de vida marinha, incluindo corais, esponjas, moluscos, tartarugas marinhas, tubarões e muito mais.

A química da água do mar nos buracos é única e parece interagir com as águas subterrâneas e possivelmente com as camadas do aquífero. Esta ligação contribui para o conhecimento da ciclagem do carbono entre as águas superficiais e subterrâneas, aponta o órgão.

Pouco ainda se sabe sobre os buracos azuis devido à falta de acessibilidade. Sua abertura pode estar a centenas de metros debaixo d’água e, em alguns casos, ser estreita demais para a entrada de um submersível automatizado.
Maiores buracos azuis do mundo
Descoberto em 2016, o “Buraco do Dragão” (Dragon Hole, em inglês) é considerado o maior buraco azul do planeta. Localizado nas Ilhas Xisha, na China, ele tem 300,89 metros de profundidade. Confira na imagem abaixo:
SanshaYongle Blue Hole found in Sansha city, Hainan province,China . It is 300.89m in depth, the deepest ever found. pic.twitter.com/cSDWnCIByD
— Song Allen (@Allen_song612) July 25, 2016
Com 200 metros de profundidade, o Buraco Azul de Dean (foto abaixo), que fica nas Bahamas, é o segundo maior buraco azul do mundo.

Localizado a quase 70 quilômetros mar adentro da Cidade de Belize, o Grande Buraco Azul é outra famosa caverna subaquática. Localizado no Atol de Recifes Lighthouse, o buraco azul tem cerca de 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade. Veja a imagem:

Apesar da imponente imensidão e de seus mistérios, os buracos azuis no mar não são necessariamente perigosos. Porém, mergulhos nessas regiões só são indicados para profissionais treinados e com equipamentos adequados.
Curiosidades ao redor do mundo
SC promete tirar título da Califórnia com rua mais sinuosa do mundo: serão 10 curvas!
Arquiteto cria florestas verticais pelo mundo: “lar para árvores, humanos e pássaros”
Moeda mais cara do mundo vale 16 vezes mais que o Real: não é dólar, nem euro