Costa do Brasil já foi atingida por um tsunami: conheça a história

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na costa do continente africano, recentemente começou a dar sinais de atividade após permanecer adormecido durante décadas. Se, por acaso, ele entrar em erupção, o fenômeno seria tão forte que poderia até afetar o Brasil.

shutterstock

Hipoteticamente, o evento no outro lado do Oceano Atlântico seria capaz de causar um tsunami no nosso país. Especialistas afirmam que a possibilidade é muito remota, mas o que pouca gente sabe é que, em um passado distante, o Brasil já registrou um tsunami.

História do tsunami que atingiu o Brasil

“No início da tarde de 1º de novembro de 1755, um tsunami atingiu o litoral do Nordeste. Ele penetrou terra adentro, destruiu habitações modestas e desapareceu com duas pessoas”, explicou Alberto Vivas Veloso, ex-chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).

Em um vídeo publicado no YouTube ano passado, o professor aposentado do Instituto de Geociências lembrou que o fato é “desconhecido da maioria dos brasileiros”.

O fenômeno foi resultado de um grande terremoto de 1755, o maior já registrado na Europa, com magnitude de 8,7. Além de causar destruições em Portugal, Espanha, Irlanda e Caribe, ele ainda provocou estragos na costa brasileira.

De acordo com Veloso, cartas da época escritas por autoridades e que falam sobre o maremoto no Brasil podem ser encontradas no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa.

Um estudo liderado professor Francisco Dourado, do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres (Cepedes), que também aparece no vídeo, mostrou que na região da praia de Lucena, na Paraíba, as ondas chegaram a 1,8 metros de altura. Na área pernambucana de Tamandaré, as ondas com grande volume de água atingiram quase 2 metros de altura.

Confira no vídeo abaixo as explicações dos professores e a história detalhada do tsunami que atingiu o Brasil em 1755:

Fenômenos naturais