Uma frente fria de origem polar chegou acentuando a queda de temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país desde a semana passada. A partir da segunda quinzena de maio, o frio deve se intensificar nessas regiões, trazendo até mesmo a possibilidade de neve.
Veja a previsão para as próximas semanas e prepare o guarda-roupa para uma sensação de inverno antecipada.
Recordes de frio e geadas no sul e sudeste
A partir dessa sexta-feira (13), uma queda de temperatura expressiva poderá provocar geadas nas serras gaúcha e catarinense. Segundo a Climatempo, o avanço de uma nova frente fria pelo sul do Brasil também provocará chuva intensa em boa parte da região.
Os fenômenos acontecem pois a frente fria virá acompanhada de um ciclone extratropical, que deve ficar parado por vários dias no oceano, intensificando a queda de temperaturas. A previsão é de frio mais intenso na região Sul a partir de 17 de maio, intensificando nos dias 18 e 19.
De 18 a 22 de maio, há possibilidade de geadas também em Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira e alguns pontos de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Ainda segundo a Climatempo, a mudança de temperatura deve ser intensa na capital paulista entre quarta (18) e quinta (19). A previsão é de mínimas entre 7ºC e 8ºC, enquanto as máximas ficam entre 17ºC e 19ºC, sem previsão de chuva.
Possibilidade de neve
A junção de umidade — levada ao continente pela combinação dos ventos de massa polar e do ciclone no oceano — com a mistura de ar frio, pode provocar neve ou uma variação de “precipitações invernais” nos pontos mais altos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A previsão da Climatempo é de que o fenômeno possa acontecer nos mesmos dias de frio intenso mencionados anteriormente, entre 17 e 18 de maio. Dependendo da variação de temperatura, pode haver chuva congelada ou congelante ao invés da verdadeira neve.