null: nullpx
COVID-19-Mulher

Quadro de Paulo Gustavo é irreversível, informa novo boletim médico

Publicado 4 Mai 2021 – 07:02 PM EDT | Atualizado 4 Mai 2021 – 07:21 PM EDT
Reações
Compartilhar

O ator Paulo Gustavo, internado desde 13 de março lutando contra complicações da Covid-19, permanece no Serviço de Terapia Intensiva, diz novo boletim médico. Segundo informa a nota, quadro do ator é irreversível.

Estado de saúde de Paulo Gustavo

A equipe médica que acompanha o caso de Paulo Gustavo emitiu novo boletim, que acaba de ser divulgado pela assessoria de imprensa do ator.

“Após a constatação da embolia gasosa disseminada ocorrida no último domingo, em decorrência de fístula brônquio-venosa, o estado de saúde do paciente vem deteriorando de forma importante. Apesar da irreversibilidade do quadro, o paciente ainda se encontra com sinais vitais presentes.”

A família do ator agradeceu todo o carinho e orações dirigidas ao Paulo Gustavo, assim como às demais pessoas acometidas pela doença.

Ator está internado há quase dois meses

O ator está internado há quase dois meses e enfrentou diversas complicações.

Ele foi intubado e permaneceu em ventilação mecânica por vários dias. Além disso, foi submetido à terapia de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), uma espécie de pulmão artificial, que fez com que ele apresentasse uma pequena melhora.

Também foram detectadas fístulas bronco-pleurais, uma complicação que pode acontecer em pacientes que são submetidos à ventilação mecânica, que foram corrigidas cirurgicamente.

Por causa do uso de anticoagulantes necessário para pacientes submetidos à ECMO, Paulo Gustavo teve complicações hemorrágicas e precisou de reposição dos fatores da coagulação. Seu estado de saúde foi avaliado como "crítico".

As fístulas haviam sido sanadas e não houve hemorragias por dias, no entanto, no dia 2 de maio houve uma piora do quadro por causa de uma embolia gasosa disseminada, incluindo para o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. A situação clínica, então, se tornou instável e de extrema gravidade.

Reações
Compartilhar
RELACIONADO:COVID-19-Mulher

Mais conteúdo de interesse