Quando uma amiga está chateada por algum problema no trabalho ou mesmo devastada por causa de um fim de namoro, você se sente praticamente obrigada a ajudá-la a se sentir melhor distribuindo palavras de apoio e estímulo. No entanto, nem todas as pessoas conseguem absorver facilmente pensamentos positivos após um grande trauma.
É preciso respeitar a dor e as características de cada pessoa e tomar cuidado para não piorar a situação. Na maioria das vezes, sua amiga certamente vai se sentir acolhida somente com a sua atenção. Confira dicas de como consolar alguém que você ama de forma correta:
Leia também:
20 dicas para ser mais feliz
Listar suas metas ajuda a ter um ano mais produtivo e mais feliz
13 promessas de Ano-Novo que você sempre faz, mas nunca cumpre (e dicas para finalmente realizá-las)

Evite questionar as atitudes que ela tomou durante o processo e apenas mostre que você compreende e se solidariza com o problema dela.

Não faça comparações do tipo “ah, isso também aconteceu comigo” ou “tenho outra amiga na mesma situação”. Deixe a pessoa desabafar a seu modo e faça com que ela perceba que você está lá por ela.

Não minimize ou negue o que ela sente. Cada pessoa lida de forma diferente com os problemas que enfrenta. Se o drama de sua amiga parece banal para você, não a julgue e procure aconselhar de forma mais neutra possível.

Aprenda a ouvir e não espere ser agradecida ou compreendida de imediato. Faça com que sua amiga perceba que pode contar com você no momento de dor e tristeza.

Entenda que ela não é você e evite dizer o que faria em determinada situação. Deixe de lado clichês e palavras vazias e tente conduzir sua amiga a um pensamento mais positivo, mas fazendo com que ela mesma trace um objetivo e vislumbre uma saída por conta própria.