8 erros ao usar camisinha que podem comprometer sua segurança

Se quando o clima esquenta você não se atenta muito bem à colocação do preservativo, pode estar prejudicando, sem saber, a eficácia do produto e colocando sua saúde em risco. Para evitar o problema, é importante tomar alguns cuidados com a camisinha antes, durante e depois da relação sexual. Saiba quais são os erros mais comuns para fugir deles.

Leia também:
Saiba quais são as diferenças entre os tipos de camisinha 
Camisinha inovadora é colocada em menos de um segundo com apenas uma mão 
Usar a mesma camisinha no sexo anal e vaginal pode causar doenças

Desenrolar a camisinha para o lado errado
A camisinha já vem preparada para ser desenrolada do lado certo, por isso fique atenta na hora de coloca-la. Se perceber que está do avesso (você notará dificuldade de desenrolar até o final), jogue fora e use outra.

Não deixar um espaço livre na ponta
A ponta do preservativo serve para armazenar o sêmen após a ejaculação. Se você não deixa-lo livre corre o risco de romper o plástico. Ao desenrolar a camisinha, pressione a ponta com os dedos.

Abrir a embalagem com os dentes
A utilização de qualquer objeto cortante para abrir o pacote pode perfurar o preservativo. Para não correr o risco, procure o local indicado na embalagem e abra com as próprias mãos.

Não verificar a data de validade
Após o vencimento, o látex com o qual é produzida a camisinha começa a se deteriorar e pode romper. Sempre verifique a data de validade na embalagem antes de usar.

Colocar só na hora da ejaculação
A penetração – com o seu ejaculação – pode transmitir DSTs e engravidar (já que o líquido liberado antes do sêmen também pode conter espermatozoides). Por isso, é fundamental colocar a camisinha antes desse momento.

Errar no tamanho
É importante que a camisinha seja adequada ao tamanho do pênis. Preservativos que ficam muito largos, apertados ou curtos podem, além de prejudicar o prazer, escorregar ou estourar durante a relação sexual.

Usar dois preservativos ao mesmo tempo
Você não estará mais segura fazendo isso. Ao contrário: o atrito entre o material dos dois preservativos pode fazer com que eles rasguem, comprometendo a eficácia do produto.

Guardar a caminha em local errado
Guardar a camisinha no bolso, na carteira ou na bolsa por muito tempo pode acabar aquecendo e danificando o material – mesmo que ainda esteja dentro da data de validade. Guarde o preservativo em local fresco e arejado.