Sonhos muitas vezes são um reflexo daquilo que desejamos na vida real, mas não podemos ter ou nos negamos a admitir. Segundo uma nova experiência científica, tentar reprimir essas vontades pode fazer mal à saúde.
Desejo reprimido aparece no sonho
A psicologia já mostrou que a repressão de desejos pelo nosso consciente faz com que eles “escapem” e se manifestem através de sonhos. Porém, tentar ignorar essas vontades manifestas pelo nosso subconsciente pode favorecer quadros de depressão, ansiedade e estresse, entre outros.
Foi o que demonstrou um estudo publicado pelo American Psychological Assossiation.
Para a pesquisa, 62 pessoas com idade média de 27 anos foram questionadas sobre o conteúdo de seus sonhos mais recentes, assim como as emoções e sentimentos neles envolvidos.
Em seguida, os participantes responderam a uma série de perguntas relacionadas aos sonhos e passaram por um processo em que precisavam reprimir pensamentos intrusivos.
O levantamento mostrou que os voluntários que mais reprimiram os pensamentos expressos nos sonhos tinham maior propensão a ter pensamentos negativos quando acordados.
Além disso, as pessoas com taxas maiores de repressão indicavam menor qualidade de sono, dificuldade em adormecer, cansaço durante o dia e até índices mais elevados de tristeza, raiva, medo, depressão, ansiedade e estresse.
Sonhos e seus significados
- Nova tecnologia permite controlar com o que você sonhará
- Significados dos sonhos das grávidas: 6 mais comuns nessa fase
- Sonhos eróticos com outros NÃO indica problema na relação