Como escolher o vibrador certo para mim?

Os especialistas da área da sexualidade são unânimes ao afirmar que a masturbação e autoconhecimento do corpo são importantíssimos para a saúde, prazer e desenvolvimento sexual da mulher, assim como são para os homens. A maior dificuldade, no entanto, é desconstruir o tabu que envolve essa prática no meio feminino, que, diferente do masculino, tem sua sexualidade reprimida desde muito cedo.

Leia também:
Guia da masturbação feminina: tudo o que você precisa saber para ter prazer sozinha
Vibrador: conheça os tipos, restrições e tire dúvidas sobre o uso
16 vibradores que se parecem com qualquer coisa, menos um pênis

Escolher um vibrador ou penetrador que seja adequado para seu corpo e perfil pode ajudar a minimizar o receio. “Para iniciantes, não recomendamos um penetrador muito grande. Outra dica importante é nunca levar o vibrador direto à região íntima, mas testá-lo em outras partes do corpo antes”, afirma a presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual (ABEME) Paula Aguiar, que é pós-graduada em saúde e educação sexual.

Segundo ela, esses cuidados evitam que a usuária tenha primeiras experiências traumáticas, que poderiam fazê-la desistir do processo de autodescoberta. Além disso, a profissional considera muito importante que a mulher só compre o vibrador depois de adquirir certa experiência com a masturbação só com as mãos.

Confira outras dicas que a especialista considera essenciais na compra do primeiro masturbador:

Não gaste muito. “Você nunca usou esse produto, não é o momento de adquirir o mega-ultra-hiper-master modelo com mil tipos de vibração. Vá no mais simples e barato.”

A maior parte das mulheres atinge o orgasmo somente por estimulação clitorial. Por isso, Paula indica o modelo bullet. Pequeno e discreto, ele tem grande poder vibratório e é ideal para utilizar nesta região da vulva.

“Mulheres abaixo dos 40 anos são mais sensíveis à vibração e, por isso, devem escolher um aparelho menos potente.”

Se quiser explorar o orgasmo vaginal, aposte em um penetrador de plástico. Paula recomenda o modelo vibratório. “É comprovado por estudos que a vibração melhora a lubrificação local, fortalece os músculos da entrada da vagina e aumenta a consciência sobre o próprio corpo e orgasmo.”

Opte por um penetrador de tamanho pequeno ou médio. Os grandes não são indicados para iniciantes.

Não use o penetrador sem lubrificante, pois pode ser desconfortável de início. Se optar por um vibrador, Paula também recomenda um lubrificante de silicone, que cria uma barreira fina na pele, evitando o impacto da vibração.

Antes de levar o vibrador à genital, teste em outras partes do corpo. Veja como é a sensação da vibração. “Se você sentir muita sensibilidade, é melhor começar colocando uma barreira entre o clitóris e vibrador, como toalha ou roupa.”

Para escolher o melhor plug anal, encoste-o na pontinha do nariz e teste a vibração nesta cartilagem. “Se der aflição rápido, não é para você.”

Se masturbe apenas com as mãos e conheça todas as zonas erógenas do seu corpo. O penetrador é um excelente aliado, mas você também precisa saber como se dar prazer sem ajuda de nenhum acessório e perceber suas reações a diferentes toques.