Quem está começando a dirigir costuma ter dificuldade em algumas manobras específicas, como subidas, balizas ou redução de marchas. Embora o princípio seja simples, a tarefa é pouco intuitiva, o que deixa as motoristas de primeira viagem bastante inseguras.
Leia também:
Medo de dirigir: psicóloga explica por que isso não é “besteira” e dá dicas para superar
Ponto da embreagem: profissionais dão 7 dicas para achar e começar a fazer bonito
Treinamento para habilitados: como funcionam as aulas para quem tem medo de dirigir
Pensando em descomplicar, a instrutora Dayane dos Santos, do centro de treinameto para mulheres habilitadas Mulheres no Trânsito, simulou as situações que costumam exigir a diminuição da velocidade e deu dicas que valem ouro.
Como diminuir marchas: passo a passo
Com o carro em movimento
- Lembre-se de que a lógica de reduzir é a mesma de aumentar. Para evitar que o carro dê solavancos, é só soltar a embreagem devagarzinho. No começo pode parecer complicado, mas aos poucos você pega o jeito e faz bonito!
- Tire o pé do acelerador e deixe a velocidade cair um pouco. Se for preciso, pode frear de leve. É importante reduzir para uma velocidade compatível com a marcha que você quer colocar;
- Pise fundo na embreagem;
- Troque de marcha;
- Solte a embreagem aos poucos enquanto volta a acelerar o carro;
- Pronto!

Para parar o carro
- Tire o pé do acelerador e deixe a velocidade cair um pouco. Se for preciso, pode frear de leve. É importante reduzir para uma velocidade compatível com a marcha que você quer colocar;
- Pise fundo na embreagem;
- Troque de marcha;
- Solte a embreagem aos poucos;
- Pise no freio lentamente;
- Quando estiver quase parando, pise fundo na embreagem;
- Pronto!
Quando devo reduzir a marcha
Estou andando na avenida e vejo o farol fechar lá na frente. O que eu faço?
“Depende. Se você estiver em uma velocidade muito alta [utilizando 4ª ou 5ª marcha] é melhor começar a pisar no freio, reduzir para a segunda e só então parar. O mesmo vale se estiver chovendo. Já se você estiver em uma velocidade mais controlada [3ª marcha], pode ir freando devagar até o carro parar completamente”, diz.
Vale lembrar que a chuva diminui a estabilidade do carro, pois pode interferir no contato dos pneus com o asfalto. Uma parada brusca pode levar à aquaplanagem e fazer com que a motorista perca o controle do veículo.

Vou fazer uma curva e estou na 3ª ou 4ª marcha. Preciso reduzir?
“Sim! Tire o pé do acelerador para o carro perder velocidade e reduza para a 2ª marcha. Entrar com velocidade na curva é muito perigoso porque você não sabe o que te espera depois dela, além de diminuir o seu controle sobre o carro”, afirma.
Preciso subir uma ladeira. Reduzo ou não?
“Nas subidas o carro precisa de força, ou seja, tem que ser em 1ª ou 2ª marcha. Para decidir qual das duas, você tem que analisar o tamanho da subida e a potência do seu carro. Se for íngreme, vai de primeira”, explica.
Para não deixar o carro morrer na subida, é importante manter a aceleração constante em todo o trajeto. E nada de mudar de marcha no meio do caminho!