Trabalhar em casa, a princípio, tem uma série de vantagens, principalmente em relação à qualidade de vida. Não enfrentar trânsito e poder trabalhar confortavelmente com qualquer roupa no sofá é uma ideia um tanto quanto tentadora. Contudo o home office só funciona para pessoas com conseguem manter a disciplina e a organização. O gestor e consultor empresarial, Maurício Seriacopi dá dicas para não perder o foco trabalhando em casa.
Leia também
Dicas para montar o perfil ideal no LinkedIn
Trabalho, filhos, marido, vida pessoal: como dar conta de tudo?
Estresse do trabalho não deve interferir na sua vida pessoal
Dicas para trabalhar em casa
Reserve um espaço: trabalhar na mesa da cozinha, na sala de jantar ou até mesmo no sofá da sala não é uma boa ideia, apesar de parecer confortável. “Escolha um ambiente da casa para transformar em seu local de negócios, com espaço para guardar livros e documentos”, afirma Maurício.
O ideal é que o espaço de trabalho em casa pareça um escritório
Crédito: Shutterstock
Rotina de horários: fazer home office não quer dizer trabalhar 24h por dia. Segundo o gestor, se a disciplina deve ser a mesma que a pessoa teria no escritório, os horários não fogem a essa regra. “Outra dica é a pessoa se arrumar como se estivesse indo para um escritório”, completa.
Estabeleça metas diárias: faça uma lista, mental o no papel, de atividades que você precisa fazer naquele dia, como uma meta de “produção”. De acordo com o gestor, isso ajuda a manter o foco no que precisa ser feito sem se render à possíveis distrações, como TV ou internet.
Converse com o pessoal da casa: avise as pessoas moram ou frequentam a casa que, apesar de estar ali, você está no seu horário de trabalho. “Conversar com parentes e amigos ajuda a evitar interrupções desnecessárias ao longo do dia”, diz Maurício.
Veja dicas de Feng Shui para harmonizar o ambiente de trabalho.