Não é difícil conhecer relatos de mulheres que encontram dificuldade em atingir o orgasmo mesmo quando estão em um relacionamento feliz e estável. Os homens, no entanto, também podem enfrentar o mesmo problema, que nada tem a ver com impotência ou ejaculação precoce.
Leia também:
Homens e mulheres revelam práticas e carícias preferidas para chegar ao orgasmo
Pesquisa revela táticas preferidas de homens e mulheres para apimentar a relação
5 curiosidades que as mulheres têm sobre os testículos dos homens

O transtorno do orgasmo masculino acontece quando o homem consegue manter a ereção e a relação sexual, mas tem dificuldades de sentir prazer. Há o sexo físico, porém sem orgasmo, o que pode causa grande frustração e insatisfação. E as causas podem ser bastante variadas.
Transtornos psicológicos podem afetar o desejo masculino. Estresse, ansiedade e depressão são doenças que afetam todo o organismo, podendo, inclusive, atrapalhar o orgasmo deles, já que a produção de hormônios fica comprometida nesses casos.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto GFK, 1 em cada 5 homens entre 22 e 30 anos faz uso de medicamentos para ereção e, entre 41 a 50 anos, este número dispara para 40%. O hábito pode ser perigoso, já que o uso indiscriminado de remédios sem acompanhamento médico pode causar efeitos colaterais como dependência, dores de cabeça, vista embaçada, dores nas costas, pernas, além da diminuição do prazer.
Ingerir bebida alcoólica, ao contrário do que muitos imaginam, não combina com prazer e sexo. O álcool pode parecer um incentivo por deixar o corpo relaxado e diminuir a inibição, mas seu uso em excesso pode causar desidratação e prejudicar a circulação do sangue, acentuando as dificuldades sexuais.
Existem ainda fatores físicos que podem atrapalhar o orgasmo masculino, como o crescimento da próstata. A hiperplasia benigna é a doença mais comum da próstata e atinge cerca de 80% dos homens com mais de 50 anos. Trata-se de um crescimento anormal da glândula que comprime a bexiga e obstrui parcial ou totalmente a uretra, prejudicando o fluxo da urina. A doença também prejudica a qualidade da vida sexual.

Homens também podem sofrer de incontinência urinária. No caso deles, ela está relacionada à retirada da próstata após um câncer, pois o procedimento pode afetar o esfíncter, músculo que controla o fluxo da urina. De acordo com o urologista Fernando Almeida, do Hospital Sírio-Libanês, a incontinência urinária não é normal em nenhuma idade e a pessoa deve buscar ajuda médica porque há uma série de tratamentos disponíveis.
Existe ainda um grande mito que confunde homens e mulheres, de que de orgasmo e ejaculação não são a mesma coisa. “O orgasmo é o ápice do prazer, enquanto a ejaculação é o processo de expelir esperma. Na maioria dos casos eles vêm juntos, mas são coisas distintas, diz o urologista Dr. Orestes Mazzariol.
O homem que ejacula sem sentir prazer pode ter como causa motivos psicológicos ou mesmo orgânicos, já que alguns remédios podem causar o problema, assim como doenças cerebrais, como Parkinson. Já os homens que sentem prazer, mas não chegam a expelir o líquido pelo pênis, podem sofrer com doenças como diabetes.
Ejacular sem atingir o orgasmo ou gozar sem expelir o líquido é caso de médico. Sabendo que o parceiro passa por algum desses problemas, é importante a mulher incentivá-lo a procurar um especialista e também oferecer apoio.
[bolsatv apimentando-a-relacao]