Ter ou não filhos é uma decisão bastante individual. Ou pelo menos deveria ser. Mas o fato é que desde a infância as mulheres são bombardeadas pela ideia de que a experiência da maternidade é “fundamental” para que elas sejam felizes e se sintam “completas”.
A pressão social é tão grande que, até hoje, muitas famosas são “obrigadas” a explicar por que não quiseram se tornar mães. Veja exemplos de celebridades brasileiras que optaram por não ter filhos e se mostram seguras e felizes com a decisão.
Patrícia Pillar

A atriz preferiu dar prioridade à carreira e não se arrepende de não ter se dedicado à maternidade.
“Quis ter meus amigos, meu trabalho, fazer minhas viagens… Fui protelando e acabou que não rolou. Depois que escolho, não fico remoendo, nem olhando para os outros”, explicou em entrevista à revista Joyce Pascowitch.
Em outra ocasião, ao programa “Fantástico”, Patrícia comentou que durante a vida até sentiu vontade de ser mãe, mas superou a necessidade. “Procuro levar minha vida de maneira muito sóbria. De ter uma vida particular”, afirmou.
Leona Cavalli

Em entrevista à revista Quem, a atriz revelou que nunca sonhou em ter filhos e que não se sente frustrada por causa disso.
“Não me arrependo de nada. Ter filhos nunca foi meu primeiro plano. Adoro crianças, mas não sonho em ser mãe. Sei o que implica a maternidade e não teria como dar prioridade a isso”, afirmou Leona.
Ana Paula Padrão
https://www.instagram.com/p/CU8Jin3vgg1/
A jornalista já falou diversas vezes sobre o assunto. No último Dia das Crianças, publicou uma mensagem em seu perfil no Instagram que foi aplaudida por muitas mulheres.
“Eu não tive filhos. E, acredite em mim, a vida sem filhos não é uma vida vazia”, iniciou Ana Paula em seu relato. “Eu não fui uma adolescente que sempre sonhou com uma casa repleta de filhos. No início da fase adulta também não pensei muito sobre o assunto. Diziam: uma hora o desejo chega! Não chegou”, afirmou.
A apresentadora do “MasterChef” disse que até tentou engravidar no passado, mas que as tentativas fracassadas a fizeram compreender que ela estava inventando uma frustração que não existia.
“Quando desisti da história, foi até com sensação de alívio. Não estou aqui defendendo que mulheres não tenham filhos se assim desejarem. Estou aqui mostrando que o fato de não ser mãe não faz de mim uma mulher incompleta nem uma pessoa triste”, escreveu.
Totia Meirelles

Casada desde 1991 com o médico Jaime Rabacov, a atriz sempre se mostrou muito segura em relação à sua decisão de não ter filhos.
“Tiro o chapéu para as mães, mas me sinto aliviada por não ser uma delas. Acho que é muito difícil educar outro ser humano. Essa relação pode dar certo ou não”, disse em entrevista.
Bruna Linzmeyer

Apesar de jovem, a atriz já afirmou publicamente que não tem o desejo de ser mãe. “Não penso e nunca tive vontade, isso é algo que carrego comigo desde que sou nova”, declarou sobre o assunto.
Em entrevista à revista Marie Claire, Bruna foi categórica: “Filhos eu não quero. Adoro crianças e vou aproveitar muito para brincar com os filhos das minhas amigas, só que ter os meus, não quero”.
Thalita Rebouças
https://www.instagram.com/p/CXET1YBrHwW/
A escritora também optou por não ter herdeiros e disse que, apesar de ter sido casada por muito tempo, a maternidade nunca esteve em seus planos.
“Eu acho que ser mãe é uma coisa muito nobre. Como criança demanda muito, eu não ia dar a atenção que eu gostaria de dar se eu tivesse um filho”, afirmou em entrevista ao Gshow.
Thalita ainda disse que seu grau de exigência consigo mesma é tão grande que ele prefere deixar para outras pessoas terem filhos e se deliciarem com a maternidade.
Juju Salimeni

A modelo disse que sempre é questionada sobre maternidade e que a pergunta que mais a incomoda é se ela quer ter filhos.
Em um bate-papo com seus seguidores no Instagram, Juju Salimeni afirmou: “Nem toda mulher tem esse desejo (de ser mãe) e está tudo bem”.
Rita Guedes
https://www.instagram.com/p/CXbRV0xLlYJ/
A atriz revelou que até hoje é cobrada por não ter filhos e garantiu que fechar os ouvidos para as regras e as imposições é a fórmula que encontrou para seguir feliz.
“Sempre procurei ser fiel aos meus sentimentos e desejos. Sabendo que a minha felicidade é propriedade exclusiva minha e que irá depender de minhas escolhas e postura perante os acontecimentos”, afirmou em entrevista ao Gshow.
Segundo Rita Guedes, a sociedade tem que ver cada indivíduo como único e respeitar essa individualidade, mesmo que seja algo que não esteja no entendimento de muitos.
“Quando você escolhe viver à sua maneira e essa não é a da maioria, você tem que ser guerreira para aguentar o tranco. O importante é se conhecer, se amar e cuidar de si”, declarou.