Aceitar a tristeza, o mau humor e as emoções negativas pode ser uma saída muito mais eficiente para a melhora da saúde mental do que se pressionar para ser feliz o tempo todo. E quem diz isso é a ciência.
De acordo com um estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, pessoas que aceitam melhor suas emoções negativas apresentam menos sentimentos ruins e, consequentemente, experimentam melhor saúde mental.
Benefícios de aceitar os momentos de tristeza
Publicada no no Journal of Personality and Social Psychology, em julho de 2017, a pesquisa avaliou a relação entre a aceitação das emoções e a saúde mental em mais de 1.300 adultos.
Os participantes foram divididos em vários grupos e três estudos foram conduzidos, levando em conta fatores como idade, gênero, status socioeconômico e outras variáveis.
Os resultados mostraram que as pessoas que habitualmente se permitiam se sentir tristes, ressentidas e decepcionadas reportaram menos sintomas de desordem de humor.
Por outro lado, aquelas que regularmente combatiam as emoções ruins com julgamentos, críticas e pressões para se sentir melhor apresentavam maior estresse psicológico.
Parece que a forma com que nos aproximamos de nossas próprias reações emocionais negativas é importante para nosso bem-estar geral, diz Brett Ford, um dos autores do estudo.
“Pessoas que aceitam essas emoções sem julgá-las ou tentar mudá-las são capazes de lidar com mais sucesso com o estresse”, afirma.
Segundo os próprios pesquisadores, ainda é incerto o motivo pelo qual aceitar as tristezas e as emoções ruins é benéfico para a saúde mental.
Talvez, se você tiver uma atitude de aceitação em relação às emoções negativas, acabará dando menos atenção a elas, especula Iris Mauss, outro responsável pelo trabalho científico. “E talvez, se você está constantemente julgando suas emoções, a negatividade pode se acumular”, afirmou.