Apesar de muita gente encarar o fato como banalidade, a responsabilidade em levar para casa um bicho de estimação é séria e precisa de cuidados específicos. Se você está pensando em adotar um cachorro, conheça dicas de como se preparar e o que deve fazer para garantir bem-estar do pet, cuidados com o lar e bom convívio na família:
O que fazer antes de adotar um cão
O primeiro passo é ter em mente que o cachorro não é um objeto e, portanto, não merece ser descartado. Pense bem na raça em que vai adotar, se ela se adapta ao tamanho da sua casa e se tem condições financeiras para cuidar da alimentação e da saúde do animal.
Cães, especialmente filhotes, podem destruir alguns objetos nos primeiros meses de vida e, se você tem pavor de bagunça e não gosta de perturbações na rotina, reflita se o pet é mesmo viável no seu estilo de vida e personalidade.
Quando o pet chegar em casa, pode ficar ansioso, nervoso e confuso, fazendo com que ele faça xixi e cocô em lugares inesperados. Uma boa dica é limitar o acesso do animal a alguns ambientes até que ele se adapte e aprenda onde fazer suas necessidades.
Se você pretende levar seu bichinho para passear, compre uma coleira de qualidade e grave seus contatos na peça para que possa ser encontrado, caso ele escape de suas mãos ou fuja de casa.
Se mora em apartamento, instale telas de proteção na janela. Dependendo do tamanho do animal, ele pode sofrer acidentes, assim como os gatos.
Tome cuidado com produtos de limpeza e fios soltos pela casa. Cães podem, como crianças pequenas, sofrer acidentes domésticos graves.
Assim que adotar o cachorro, leve ao veterinário para verificar se ele está bem de saúde e faça a carteirinha de vacinação para evitar problemas de saúde.
Bem-estar animal: Por quanto tempo um cão pode ficar só sem sofrer?