O anúncio de que você, em breve, receberá um aumento no salário pode gerar grande felicidade e dar a ideia de que se emprenhará ainda mais nas tarefas para ser sempre melhor recompensado. A alegria, porém, não vai durar muito tempo e tampouco fará com que você goste mais do seu trabalho. Quem garante o fato é a ciência.
Um artigo publicado pelo site Science of Us reúne uma série de estudos que apontam que boa remuneração nem sempre reflete em bons resultados no trabalho, maior prazer e felicidade nas tarefas e, em muitos casos, promove até mesmo efeito oposto.
Aumento de salário não melhora seu trabalho
A reportagem cita uma recente análise feita com base nos salários de altos executivos no Reino Unido e concluiu que a relação entre remuneração e desempenho é “insignificante na melhor das hipóteses”. Além disso, uma grande quantidade de pesquisas sugere que há pouca ligação entre o quanto você ganha e a qualidade do seu trabalho.
Outros trabalhos também já descobriram que o pagamento extra, mais do que simplesmente não trazer nenhum efeito, pode realmente acabar reduzindo a motivação intrínseca que uma pessoa sentiria ao realizar uma atividade que considera genuinamente interessante e gratificante.
Trabalho e vida pessoal
- Desmotivação no trabalho: o que pode estar por trás e como reverter
- Como lidar com colega que leva todos os créditos pelo seu trabalho?
- Falta de foco: 38% dos profissionais gastam mais de 1h útil no WhatsApp