Você sabe o que são ritos de passagem? O termo comum na astrologia indica algumas mudanças de fases determinantes em nossa vida. Aniversário, batizado, casamento, funeral ou qualquer outro tipo de ritual de celebração tem um significado maior do que uma simples reunião de amigos e parentes e pode significar o início de um novo tempo astral.
Leia também
Defeito de cada signo: exagero, orgulho, ansiedade e mais; veja o seu
Amuletos da sorte para atrair boas energias: descubra quais são e seus significados
Signos melhores amigos: veja quem tem mais afinidade no zodíaco
Segundo a terapeuta e especialista em astrologia Flávia Penedo, esses ritos que são celebrados desde que nascemos escondem um grande simbolismo pouco conhecido. “Todos os ritos de passagem têm em comum o simbolismo de representarem uma transição de um estado a outro de ser, onde a pessoa vai adquirindo novos conceitos, responsabilidades e hábitos, nova visão de mundo e se desenvolvendo em seu caminho de evolução e autoconhecimento”, contou ao site Estrela Guia.
Importância dos ritos de passagem
Além do significado astrológico, há também uma forte importância religiosa nessas transições. Flávia garante que os ritos representam os pontos culminantes de uma longa jornada em direção a um novo estado de consciência, onde a pessoa adquire cada vez mais conhecimento e prática que levam em direção do aprofundamento espiritual.
“Todos nós passamos por isso ao longo da vida, diversas vezes, não importa se através de escolhas espirituais, assumindo compromissos e relacionamentos afetivos, saindo da casa dos pais, formando uma família, adquirindo uma nova posição social, vivenciando os ciclos naturais e biológicos de nossos corpos ou enfrentando situações marcantes e importantes que, de alguma forma, deixam marcas e nos modificam em algum nível”.
Ritos de passagem podem levar a uma evolução espiritual e mudar totalmente a vida de uma pessoa (Créditos: Thinkstock)
Por que celebrar?
Se reunir para comemorar um aniversário, participar de uma cerimônia de batizado, casamento ou mesmo comparecer ao momento triste de velar por um corpo após a morte é uma forma de ritualização desses processos que ocorrem naturalmente. Isso permite que seja criada uma conexão sagrada com esses pontos de mutação e, assim, fique mais fácil lidar com toda a carga emocional que esses acontecimentos carregam, diminuindo o medo, a insegurança ou a dor que eles podem trazer.
“Toda transformação, seja em qual período da vida for, seja por escolha própria ou não, exige uma série de mudanças e, muitas vezes, o abandono de velhos padrões, atitudes, crenças e comportamentos pré-estabelecidos para que uma nova fase se inicie, e nem sempre é simples lidar com isso, porque envolve desapego, perdas e ganhos, desconstrução e reconstrução da identidade e coragem para abraçar o desconhecido que a vida sempre traz quando precisamos dar um passo adiante”.
Será que você está preparada para as mudanças que a vida pode te proporcionar após esses ritos de passagem? Faça o teste abaixo e descubra a tempo.