Se não pode combater um inimigo, junte-se a ele. Então, se a preguiça tem sido sua rival durante anos e você simplesmente não consegue vencê-la, saiba que é possível usá-la a seu favor para acabar com o sentimento de prostração e até mesmo agilizar seu dia a dia.
Como usar a preguiça a seu favor
O primeiro passo é aceitar que a preguiça faz parte de sua vida e, em vez de perder tempo tentando fugir, encare o sentimento como um aviso inicial de que a tarefa que está prestes a realizar, por raramente promover prazer, será feita de forma ineficiente, já que não consegue encontrar bons motivos ou vantagens para realizá-la.
Mas como a tarefa é inevitável e precisa ser completada da melhor maneira possível, tenha em mente que deve enfrentar o desafio e que, o quanto mais rápido concluir o processo de forma eficiente, mais rápido vai se livrar tanto de sua realização, quanto da preguiça.

Quando cumprimos um dever dominados pela preguiça, temos tendência a “empurrar” o assunto, prolongando o sofrimento, ou mesmo fazer o que nos foi proposto de má vontade. O resultado invariavelmente será pouco satisfatório e precisará ser revisto e refeito. A bola de neve da preguiça, então, vai aumentar e esgotar suas forças e sua paciência.
Ficar pensando em o quanto determinada tarefa é chata ou cansativa, antes de se debruçar sobre ela, faz com que você gaste mais tempo do que se estivesse focado em sua realização. A maioria das coisas que fazemos contrariados seria mais fácil e rapidamente completada se não ficássemos adiando e lamentando sobre o quão desagradável é fazer aquilo.
Trabalho e vida pessoal
- Você sabe que faz essas 7 coisas quando está enrolando no trabalho
- 8 coisas que pessoas bem-sucedidas fazem antes de ir para a cama
- Falta de foco: 38% dos profissionais gastam mais de 1h útil no WhatsApp