Em depoimento ao “Encontro” (Rede Globo), a apresentadora Fátima Bernardes fez uma homenagem tocante após a morte da companheira de profissão, Gloria Maria.
Na ocasião, Fátima relembrou comportamentos exemplares que Gloria tinha e situações icônicas que viveu, sempre frisando, é claro, o grande exemplo de mulher que ela foi.
Fátima homenageia Gloria Maria com fala que exalta sua força
Com a morte de Gloria Maria em decorrência de um câncer, muitos famosos e colegas de profissão da renomada jornalista fizeram belas homenagens – e, entre elas, está a de Fátima Bernardes, que contemplou toda a força da amiga como mulher.
“Ela era, para mim, sinônimo de liberdade”, começou a apresentadora em seu depoimento ao “Encontro”, afirmando que, apesar das brincadeiras sobre Gloria não revelar sua idade, a atitude era um ato libertador para muitas.
“Na época, não se falava de nós termos o direito de dizer ou não nossa idade, de que isso não era definidor. Ela dizia que isso não ia definir”, relembrou Fátima, pontuando também uma situação em que o discurso de Gloria a contemplou pessoalmente.
Segundo Fátima, as duas estavam juntas em um camarim e, ao ouvir a colega falar sobre usar roupas curtas enquanto “ainda podia”, Gloria deu um conselho empoderador. “Ela falou: ‘Por que não? Você vai poder usar sempre, quando quiser’”, afirmou.
Além disso, Fátima frisou também a forma como o pioneirismo de Gloria na profissão (ao ser, por exemplo, a primeira mulher negra a apresentar um dos programas de maior audiência da Rede Globo, o “Fantástico”) foi exemplo para todas as mulheres, tanto brancas quanto pretas.
“Ela já, há muito tempo, sabia que podia tudo porque foi, passo a passo, conquistando. Então assim, para nós todas, mulheres, ela foi extremamente importante para abrir portas, independentemente de ser negra ou branca. Ela estava onde todo mundo queria estar, e de uma maneira única, criativa. Era extremamente corajosa, embora não se achasse corajosa”, disse.
Por fim, Fátima ainda lembrou da bela história de Gloria com as filhas, Laura e Maria, adotadas por ela em 2009. “Ela teve a coragem e a liberdade de decidir quando ia ser mãe. Laura e Maria chegaram para complementar essa vida tão múltipla que conheceu de tudo – e conheceu também esse amor da maternidade”, disse, pontuando novamente a importância da amiga.
“É difícil acordar e ter de falar de uma pessoa que foi tão importante para um país inteiro. Fico aqui pensando e pedindo desculpas aos milhões de fãs, porque nós não vamos conseguir dizer tudo que eles gostariam de ouvir. Só a presença dela seria possível de preencher o vazio que a gente está sentindo nesse momento”, disse Fátima, emocionada.
Assista ao depoimento de Fátima Bernardes sobre Glória Maria:
"Ela era, pra mim, sinônimo de liberdade" 🖤 Fátima Bernardes relembra momentos com Glória Maria e presta homenagem para a jornalista #Encontro pic.twitter.com/WuSSfBAowR
— TV Globo 📺 (@tvglobo) February 2, 2023