Chamada de “ambiciosa”, Meghan Markle polemiza ao questionar por que seria um defeito

https://www.instagram.com/p/ChnXPuXvww7/

Meghan Markle causou furor no episódio de estreia de seu novo podcast, “Archetypes” (“arquétipos”, em inglês), ao falar sobre desigualdade de gênero. Recebendo a tenista Serena Williams como sua primeira convidada, as duas discutiram a mudança de sentido da palavra ” ambição” quando atribuída a homens e mulheres.

A conotação negativa observada por ambas chegou a ser questionada por especialistas da família real, que indicam que Meghan poderia ter aproveitado a discussão para “alfinetar” a monarquia.

Meghan Markle questiona conotação de “ambição”

Meghan Markle começou o podcast contando uma história pessoal sobre ambição e direitos das mulheres. Aos 11 anos, conseguiu mudar um comercial sexista da marca Ivory Dish Soap, que indicava que apenas as mulheres podiam lavar a louça, após enviar cartas para a empresa e outras pessoas influentes. Sobre essa reflexão, a duquesa de Sussex pontuou: “Essa experiência foi um despertar. Aos milhões de modos, pequenos e grandes, como nossa sociedade tenta colocar mulheres em caixas, limitá-las, dizer a elas quem são e o que devem fazer. Nunca me perdi dessa realidade, e, nos últimos anos, meu desejo de fazer algo sobre isso aumentou”.

Ao introduzir o podcast, a atriz explicou que a proposta é desafiar os “rótulos que tentam prender as mulheres” e as “caixas onde fomos colocadas há gerações”, para refletir sobre palavras como “diva”, “louca”, “vadia”, entre outras. A primeira delas, discutida com Serena, foi “ambição”.

A duquesa de Sussex reflete que, quando é atribuída aos homens, a palavra tem um sentido positivo, “que é celebrado”, mas quando referida às mulheres, carrega um peso negativo. Meghan ainda relatou que a primeira vez que sentiu essa conotação da palavra, foi após conhecer o príncipe Harry. “Não me lembro de sentir pessoalmente a conotação negativa por trás da palavra ambição até começar a namorar o meu atual marido. E, aparentemente, ambição é… algo terrível para uma mulher — de acordo com alguns. Então, desde que senti a negatividade por trás, ficou realmente difícil deixar de senti-la”, desabafou.

Indireta à família real?

Harry y Meghan
Getty Images

Alguns estudiosos da família real apontaram que a fala de Meghan sobre a conotação negativa ter surgido após assumir seu relacionamento com Harry possa ter sido uma pequena alfinetada à realeza. Em entrevista ao britânico Daily Mail, os especialistas foram contra a suposta acusação de Meghan e ressaltaram que ela não poderia entender de ambição já que nunca enfrentou dificuldades, pois só “se casou com um príncipe e tem gastado um monte de dinheiro”.

Não é segredo que Meghan e Harry se desentenderam com a família após o casamento, especialmente pela renúncia do casal às funções da realeza, em 2020. Porém, pouquíssimo se sabe sobre os laços mantidos entre Harry e seus parentes, tornando muitas das polêmicas sobre o assunto em mera especulação. Além disso, muitas pessoas acabaram “dividindo” seus sentimentos entre a família de Meghan e Harry e os demais membros da monarquia, frequentemente colocando os dois como “vilões da história”.

Combate às desigualdades