Levou mais de 70 anos para o Miss Universo aceitar casadas, divorciadas, grávidas e mães

A 72ª edição do Miss Universo contará com uma importante mudança de regras. Após mais de 70 anos de existência, o concurso de beleza mundial decidiu aceitar pela primeira vez mulheres casadas, divociadas, grávidas e mães.

Antes disso, além da faixa etária entre 18 e 28 anos, as participantes precisavam ser solteiras e sem filhos.

Mudança de regras no Miss Universo

Embora o resultado do Miss Universo 2022 nem tenha sido divulgado, o concurso de 2023 já é ainda mais aguardado. Isso porque as regras para as participantes serão um pouco mais abrangentes.

Pela primeira vez na história, poderão se candidatar ao concurso de beleza mulheres casadas ou divorciadas, além de mães e gestantes. O anúncio foi feito por meio de um comunicado da CEO do Miss Universo, Amy Emmerich.

MENAHEM KAHANA/Colaborador/Getty Images

A decisão foi tomada após dados recentes apontarem que a idade média do primeiro casamento e gestação das mulheres ao redor do mundo é de 21 anos. Além disso, a organização do concurso acredita que “a decisão pessoal de um ser humano não deve ser uma barreira para o sucesso”.

Antes da mundança, houve vencedoras que perderam seus postos por terem engravidado, como o caso mais recente da Miss Paraná 2022, na semana passada. A regra, contudo, passa a valer apenas para as candidatas dos eventos de 2023.

Empoderamento