Higienizar corretamente a esponja de lavar louças é essencial. Mas, no dia a dia, a maioria das pessoas acaba fazendo da forma errada, o que possibilita a proliferação de germes e bactérias que podem causar contaminações e intoxicações com diarreias e vômitos.
O biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, conhecido como o Doutor Bactéria, lista os principais erros e ensina o que fazer para evitar essas situações.
Cuidados com a esponja: principais erros

Usar a mesma esponja para todos os utensílios
“Ao lavar a tábua de madeira contaminada com a mesma esponja que lava os pratos e copos, por exemplo, as bactérias são espalhadas por toda a louça”, explica. Isso pode causar diarreia e febre.
Lavar a louça com sabão
O sabão em barra ou líquido não possui características bactericidas. “Ele pode levar germes para a esponja e, consequentemente, para a louça”, explica. Por isso a indicação é usar somente detergente.
Deixar a esponja sobre o sabão
É comum também deixar a esponja sobre o sabão, ainda molhada ou até encharcada. Mas o certo é enxaguar bem até tirar toda a espuma, torcer e depois deixá-la em um local seco e onde seja possível escorrer os restos de água até que fique completamente seca.

Não desinfetar com frequência
As esponjas precisam ser desinfetadas todos os dias. Uma forma simples e rápida é deixá-la em um recipiente com água fervendo por 3 minutos ou imergir por 10 minutos em uma solução de 2 colheres de sopa de água sanitária e 1 litro de água.
Demorar a substituir
O correto é trocar a esponja semanalmente – esse e o seu período de vida útil. Mas muita gente acaba se esquecendo e usa a mesma esponja por um período muito maior.

Reutilizar a esponja
É comum, também, pegar a esponja que não será mais usada na cozinha e reutilizá-la em outra parte da casa, como banheiro ou área de serviço, o que também não é recomendado pelo Doutor Bactéria.
Higienizar a esponja todos os dias: aprenda 3 formas muito simples.