A linguagem das velas

Na minha eterna procura de presentes para dar – sim, essa é uma das minhas grandes fraquezas, adoro dar presentes –, tenho reparado na quantidade de lojas que vendem velas. São especializadas em aromaterapia, trabalham misturas de ceras e essências naturais, lojas de decoração e design, de produtos de festas infantis, de produtos religiosos, de macumba, etc… Até em papelarias podemos encontrar esses pedacinhos de cera que dão a luz!!

As velas chão cheias de simbologia e histórias, não são somente para iluminar e quebrar a escuridão. Representam a vida e a esperança. Nos países nórdicos, como Suécia e Noruega, existe uma grande relação entre as velas e o dia-a-dia. Por passarem mais de três meses em quase escuridão total durante os meses de inverno, a luz é reverenciada e idolatrada. No inicio de cada inverno, é organizada uma grande procissão pelas ruas das cidades e vilarejos para comemorar o dia de Santa Lúcia, padroeira da luz, olhos e visão. As crianças desfilam segurando enormes velas e depois seguem para suas casas levando consigo um pouco de luz e calor, que as protegerá durante os difíceis meses de frio e escuridão. É também um costume colocar nas janelas velas protegidas por bolas de cristal ou vidro, para dar uma certa alegria às ruas e aos passantes gelados. As velas lembram que, apesar do frio, a vida existe e renascerá com a chegada da primavera.

E nós, habitantes desse país maravilhoso que é o Brasil, por que gostamos tanto de velas? É que para nós, as velas também representam a vida. Por que gostamos tanto de soprar as velas do nosso bolo de aniversário? Simples: cada vela é um ano de nossa vida e a entrona que acabou de chegar é carregada de esperança e boas energias para o nosso novo ano de vida.

Quer coisa mais relaxante e gostosa do que iluminar a casa com um monte de velas coloridas, perfumadas, de vários tamanhos, e brincar com a iluminação do ambiente? Pois é, em uma de minhas andanças em lojas de artigos religiosos e macumba descobri que as velas falam. Assim como existe a linguagem das flores, existe a linguagem das velas. Para essas que gostam de mandar recados em códigos, seguem algumas dicas:

Mensagens das velas:

Vela que não acende prontamente – indica que o anjo pode estar tendo dificuldades para ancorar. O astral ao seu redor pode estar “poluído ou carregado”.

Vela queimando com chama azulada – o anjo demonstra que, devido às circunstâncias, seu pedido terá algumas mudanças. Está lhe pedindo paciência, pois a realização de seu desejo já está a caminho.

Vela queimando com chama amarelada – a sua felicidade está próxima.

Vela queimando com chama vermelha – o seu pedido está sendo realizado.

Vela queimando com chama brilhante – você está tendo êxito no seu pedido.

Chama que levanta e abaixa – você está pensando em várias coisas ao mesmo tempo. Sua mente pode estar um pouco tumultuada. Alerta para firmar o seu pedido.

Chama que solta fagulhas no ar – o anjo colocará alguém no seu caminho para comunicar o que você deseja. Poderá ter algum tipo de desapontamento antes do seu pedido ser realizado. Antes do seu pedido se realizar, você sofrerá algum pequeno aborrecimento.

Chama que parece uma espiral – seus pedidos serão alcançados, o anjo já está levando sua mensagem. Mas, cuidado, não faça comentários de seus desejos, pois tem gente por perto querendo atrapalhar.

Pavio que se divide em dois – seu pedido foi feito de forma duvidosa, tente novamente.

Ponta de pavio brilhante – sorte e sucesso no seu pedido.

Vela que chora muito – o anjo sente dificuldades em realizar o seu pedido, pois você está muito emotiva e sem forças.

Sobra um pouco de pavio e a cera fica em volta – o anjo pede mais oração.

Se a vela apaga, depois de acesa (sem vento por perto) – o anjo ajudará na parte mais difícil do pedido, o resto cabe a você resolver. Acenda mais duas velas, para reforçar o pedido.

Chama enfraquecida – é preciso reforçar o seu pedido.

Chama que permanece baixa – dê tempo ao tempo, pois esta não é a hora certa para receber o que tanto deseja. Indica que você não está bem, e há necessidade de elevar rapidamente o seu astral.

Chama que vacila – indica que o pedido se realizará, mas antes ocorrerá alguma transformação necessária.

Quando se acende mais de uma vela e uma das chamas está mais brilhante do que as outras – indica boa sorte.

Quando se acende mais de uma vela e todas as chamas ESTÃO altas e brilhantes – erga as mãos para o céu e agradeça pela benção que está recebendo em seu pedido.

Quando a vela queima por inteiro – seu pedido foi plenamente aceito.

Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado – indica que seu pedido está se concretizando.

Quando a vela termina de queimar e sobra cera esparramada no prato, sem queimar – é sinal que você precisa acender novamente o que sobrou, pois existe energias negativas atrapalhando. Quando terminar de queimar, então acenda outra e agradeça ao seu Anjo.

As cores e seus símbolos

Você deve usar as velas de acordo com as cores relacionadas à simbologia de seus desejos:

Deve-se usar a vela de cor correspondente ao problema em questão, mas se não for possível encontrar, use uma vela branca. NÃO use vela de outra cor, sob nenhuma hipótese. Usar a cor errada não causará danos na maioria dos casos, mas fará com que o ritual trabalhe contra você em vez de trabalhar a seu favor, tornando as suas chances de sucesso muito escassas.

Branco – pureza, verdade, sinceridade.

Vermelho – força, saúde, vigor, sexualidade.

Laranja – decisão, adaptabilidade, atração, estímulo.

Amarelo-ouro – confiança, atração, persuasão, encanto.

Amarelo-esverdeado – enfermidade, covardia, raiva, inveja, ciúmes.

Verde – sorte, finanças, fertilidade.

Azul – saúde, tranqüilidade, paciência, compreensão.

Azul-escuro – depressão, impetuosidade, mutabilidade.

Púrpura ou roxo – poder, ambição, tensão, negócios.

Rosa – amor, moralidade, honra.

Marrom – neutralidade, vacilação, incerteza.

Prata ou cinza – neutralidade, paralisação, cancelamento.

Negro – maldade, perdas, discórdias.

Boa semana!