As roupas do dia a dia costumam ser facilmente divididas entre claras e escuras antes de irem para a máquina de lavar. Mas quando surge na lavanderia um tecido mais delicado, como o tule de um vestido de festa, fica bem mais difícil. É necessária uma limpeza mais cuidadosa nesses casos, pois qualquer deslize pode resultar em uma peça desbotada, manchada ou toda desfiada.
Leia também
Guia completo para tirar manchas das roupas
10 erros na hora de lavar as roupas
Como limpar, conservar e guardar bolsas e sapatos
Como lavar, secar e guardar vestidos de festa
Tecidos
De maneira geral, as roupas compostas por fibras sintéticas podem ser colocados na máquina sem problemas. Mas seda, linho, organza, tule e rendas precisam de mais atenção. Maria Alzira Linares, da Lavasecco, explica que máquinas convencionais podem danificar feitas desses tecidos. “A ação mecânica, grande volume de água e centrifugação alta, quebram as fibras têxteis, além de gerar rasgos, desfiados, perda e quebra das aplicações das roupas”, explica. Dependendo da peça e do tecido, é necessária uma limpeza totalmente manual.
Mancha
Se você já deixou de molho, já lavou e a mancha continua impregnada na roupa de festa, a melhor opção é apostar em um produto específico para removê-la. O alvejante pode ser usado, mas com cuidado. “Algumas manchas, como a de vinho, têm difícil remoção e o uso de alvejante pode comprometer o tecido”, afirma Maria Alzira. Quanto mais fino o tecido, menores devem ser o tempo e a quantidade de removedor de manchas em contato com a peça.
Pedrarias
Quando o tecido a ser lavado não soltar tinta e as pedrarias aplicadas forem de vidro, a lavagem pode ser feita a seco, pois eles resistirão à ação do solvente. Se as aplicações forem de plástico e o tecido soltar tinta será necessário muito cuidado durante a lavagem. Uma opção é lavá-lo em partes, com pouca água e sabão diluído. As lavanderias possuem sistemas de limpeza que envolvem baixa ação mecânica, nível reduzido de água e produtos específicos para tecidos delicados que também podem ajudar.
Secagem
Os vestidos de festa devem ser colocados do lado avesso em cabides e pendurados à sombra, o que evita que a luz do sol deixe o tecido amarelado ou desbotado.
Para guardar
Depois de lavados corretamente, os vestidos de festa, devem ser pendurados no cabide e protegidos por uma capa de TNT. Segundo Maria Alzira, outra opção é dobrá-los e colocá-los em caixas, envolvidos em papel de seda, para protegê-los da incidência da luz do sol.