Peixe beta: como cuidar e limpar o aquário

Originário do sudeste asiático, o beta é uma das espécies mais comuns de peixes de aquário para ter em casa. Embora seu tratamento seja simples, é preciso atentar-se a algumas regras para cuidar do bichinho da maneira correta e manter seu ambiente saudável.

Leia também:
Aquário na decoração da casa
O
 animal de estimação que mais combina com você
C
omo limpar pedras

Dicas para cuidar do peixe beta

  • Evite deixar o peixe próximo a aparelhos eletrônicos ou em locais muito expostos ao sol. A alta incidência de luz e de ondas eletromagnéticas pode prejudicar a saúde dele.
     
  • Na hora de comprar um aquário, escolha o maior que você puder cuidar (isso eleva a expectativa de vida do peixinho) e evite os aquários redondos, pois eles confundem o animal. Prefira os recipientes retos.
  • Ao alimentar um peixe beta, cuidado com a quantidade de ração. O ideal é que ele seja alimentado com compostos específicos, facilmente encontráveis em lojas especializadas e, no máximo, três vezes ao dia.
     
  • Conhecidos também pelo nome de “peixe de briga siamês”, essa espécie – especialmente os machos – é conhecida pela agressividade com outros betas. Portanto, não coloque dois deles no mesmo aquário.

Como limpar um aquário

  • Você deve trocar a água do aquário de quatro em quatro dias. Durante processo, deixe um pouco da água que já estava, onde o peixe deve ficar, e preencha somente com água filtrada. Não há necessidade de cloro – essa substância pode afetar a saúde do peixe.
     
  • É importante lembrar que as pedras no fundo do aquário também acumulam impurezas. Quando for trocar a água do recepiente retire as pedras e lave-as com água filtrada.