Endometriose não é sinônimo de infertilidade; cirurgia ou indução da ovulação podem ajudar pacientes
A atriz Larissa Manoela afirmou que, em breve, pode chegar o momento dela se tornar mãe. Mas, para realizar esse sonho, ela terá de cuidar da saúde antes.
Larissa tem endometriose, uma doença em que partes do tecido que reveste o útero internamente se desenvolvem e crescem fora do órgão. Diferentemente do que muita gente ainda pensa, com o tratamento certo, é possível engravidar mesmo com o problema.
Larissa Manoela planeja gravidez

Em entrevista ao canal Foquinha, no YouTube, Larissa afirmou que sente que até a arte tem dado sinais de que talvez seja a hora de se tornar mãe.
Mas engravidar exige um planejamento prévio no caso dela por conta da endometriose.
O deslocamento de tecido uterino pode provocar uma reação inflamatória crônica e diferentes sintomas:
- • cólicas intensas
- • dor pélvica crônica
- • dor durante relação sexual com penetração
- • dificuldade para engravidar
- • problemas intestinais e urinários
Esses sintomas podem causar impactos negativos na saúde mental, vida sexual, nas relações pessoas, no trabalho e até na renda da pessoa.
Para piorar, o diagnóstico por vezes acaba sendo tardio. Mas o lado bom é que já existe tratamento para a condição.
Tratamento da endometriose

A atriz explicou que faz acompanhamento da doença a cada seis meses. No caso dela, foi recomendada uma cirurgia para remoção dos focos de endometriose para que seja possível gerar uma criança.
Pacientes que desejam engravidar também podem passar por indução da ovulação, mas tudo depende de cada caso. Vale dizer ainda que nem todas as pessoas precisarão de tratamento específico para ter um bebê.
Este conteúdo usa informações do Ministério da Saúde.






