Especialista desmistifica mitos e traz dicas para uma proteção completa contra danos solares em peles negra
Mesmo não oferecendo uma proteção completa contra os raios ultravioleta, a melanina presente na pele negra ajuda a filtrá-los. Ainda assim, é de extrema importância manter o uso de proteção solar.
Pele negra precisa de filtro solar?
Sim! É um mito infundado acreditar que peles negras não precisam de protetor solar.

“Todos estão suscetíveis aos danos causados pela radiação solar, como envelhecimento precoce e câncer de pele”, explica a esteticista e biomédica Patrícia Elias.
Ao escolher um protetor solar para pele negra, a profissional destaca que é importante considerar produtos que não deixem resíduos esbranquiçados.
“Opte por protetores solares com textura em gel ou fluida, que são absorvidos mais facilmente e não deixam a pele com aspecto acinzentado”, pontua.
Além disso, ela sugere o uso de protetores solares com cor, que ajudam a uniformizar o tom da pele e oferecem proteção adicional contra a luz visível.

A reaplicação correta do protetor solar também é muito importante: a cada duas horas, especialmente em casos de exposição direta ao sol ou atividades que causem suor excessivo.
Por fim, a profissional reforça a importância de uma rotina de cuidados com a pele que incluem limpeza adequada, hidratação e, se necessário, o uso de produtos específicos para tratar hiperpigmentação – sempre, é claro, com a orientação de um médico dermatologista.






