Por que o ronco é sinal de alerta em crianças: causas podem necessitar até de cirurgia

Saiba quais são os sinais de alerta para buscar uma avaliação médica

Um sono de qualidade é importante em qualquer fase da vida, especialmente na infância. Por isso, ao ouvir uma criança roncando, é importante estar alerta para a causa desse sintoma. Entenda abaixo o motivo.

É normal criança roncando?

(Crédito: freepik/freepik)

Uma em cada dez crianças ronca todas as noites. Para metade delas, o ruído é causado devido à apneia do sono. Por isso, o ronco infantil sempre merece atenção. Ele pode surgir até em bebês e pode ter relação com algumas causas, desde resfriados e alergias até problemas de amígdala e adenoide.

Fique atento, então, se o seu filho apresenta barulho para respirar e sono agitado, quando a respiração faz pausas durante a noite e se ele se sente sonolento durante o dia, demonstrando um sono de qualidade ruim.

Além disso, irritação, dificuldade de concentração, suor excessivo à noite e dor de cabeça ao acordar também pedem atenção.

A boa notícia é que há cura para a maior parte das causas. Por isso, esteja atenta aos sinais e busque uma avaliação médica ao notá-los.

*Colunista convidado do Mulher, Dr. Kairon Caproni é pediatra, membro da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e AMB (Associação Médica Brasileira), pós-graduado em Emergências Pediátricas pelo Hospital Albert Einstein e Chefe da cadeira de Pediatria da Santa Casa de Machado – MG.

Mais dicas do Dr. Kairon Caproni