11 conselhos para amenizar os enjoos matinais da gestação

Apesar de incômodos e indesejáveis, os enjoos matinais durante a gravidez causados pelo turbilhão de hormônios tipos do período podem trazer benefícios e proteger o bebê, além de reduzirem os riscos de abortos espontâneos. Se você sofre com o mal-estar na gestação, confira alguns conselhos reunidos pelo site “Women’s Health” para combater o problema:

1. Comer com frequência, fazendo lanchinhos a cada duas horas, mesmo sem fome. O estômago vazio vai fazer você se sentir mais enjoada.

2. Tome cuidado, porém, para não comer demais, pois estômago muito cheio também pode piorar os sintomas de enjoo.

3. Aposte em alimentos frescos como saladas, iogurte, frutas e sopa fria, já que pratos quentes, que possuem aromas mais fortes, podem contribuir com enjoos.

4. Mantenha-se hidratada e consuma bastante água ao longo do dia.

5. Antes de dormir, faça um lanche com proteínas e carboidratos, como cereais com leite ou iogurte com frutas.

ShutterStock

6. Mantenha uma laranja sempre por perto. Muitas vezes, o sabor adocicado e a umidade da fruta podem ajudar a combater o mal-estar.

7. Alimentos que provocam enjoo podem variar de mulher para mulher. Portanto, é importante descobrir o que te faz mal e, assim, evitar o consumo.

8. A acupuntura uma vez por mês pode melhorar o sono, manter a energia e ainda ser útil na hora de evitar enjoos matinais.

ShutterStock

9. Cansaço aumenta os sintomas dos enjoos matinais na gravidez. Portanto, procure ter sempre uma boa noite de sono e, se possível, tirar cochilos curtos depois do almoço.

10. Trabalhe a respiração. Quando se sentir enjoada, tente respirar pela narina esquerda, que acalma o sistema nervoso, bloqueando a saída de ar pela narina direita.

11. Evite alimentos picantes, doces, fritos ou gordurosos demais, que podem perturbar o sistema digestivo e provocar mais enjoos.

Ácido fólico na gravidez:  Previne o câncer e protege o coração da gestante