
O desenvolvimento das crianças é marcado por diferentes estágios que moldam os pequenos até a vida adulta. E justamente quando a fase das birras acaba, começa a crise dos 9 anos, pouco antes da puberdade e da adolescência chegarem.

Quando seu filho ou filha completar 9 anos, ele ou ela chegará a um difícil momento de transição. Nessa idade, a criança estará no meio da infância, mas ao mesmo tempo começará a enfrentar a puberdade.
Embora cada criança entre neste último estágio em uma idade diferente, a Kids Health observa que geralmente começa entre os 8 e 13 anos para meninas e entre 9 e 15 anos para meninos.

De acordo com a Planned Parenthood, a puberdade é o estágio em que o corpo de uma criança muda para se tornar o de um adulto.
Dessa forma, as alterações mais notórias são: o crescimento dos pelos (nas axilas, barba e ao redor dos genitais) e o aparecimento de espinhas ou acne, por exemplo.

Embora as mudanças físicas sejam bastante visíveis, as internas não são tão óbvias, o que pode criar tensão em seus filhos desta idade.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos observa que uma das principais mudanças sociais em crianças entre 9 e 11 anos é o maior interesse nos amigos do que em sua família.

Essa transformação não é nada fácil para os pais, que até então estavam acostumados a ser o centro das atenções dos filhos.
No entanto, pode ser uma boa oportunidade para mostrar ao seu filho que você respeita seu espaço, mas que ainda é a autoridade da casa (o que vai te ajudar a evitar brigas na adolescência).

A puberdade é completamente dominada por hormônios, o que também afeta as emoções das crianças, aponta o Planned Parenthood.
Uma característica distintiva é que os sentimentos aumentam a ponto de parecerem fora de controle, com reações desproporcionais ou mudanças repentinas de humor.

Mas não é nada com o que você não possa lidar ou superar como família. Conheça dicas para facilitar essa etapa:
1. Envolva-se na vida de seu filho
É verdade que seu filho exigirá cada vez mais privacidade, mas não é por isso que você deve ignorar completamente o que acontece na vida dele. Quando ele estiver calmo ou feliz, pergunte sobre suas amizades, tarefas escolares, relacionamento com seus colegas, etc.
Também é importante que você conheça as famílias dos amigos de seu filho.

2. Defina regras claras
Agora que seu filho passa mais tempo com os amigos sem sua total supervisão, é importante que ele saiba o que você espera dele, como horário de chegada em casa, hora de dormir ou lugares onde ele pode ir sozinho. Ao listar essas regras, tente manter a calma.

3. Ajude a formar o senso de responsabilidade
É muito importante que você ajude a formar em seu filho a noção de responsabilidade. Se você ainda não fez isso, dê a ele tarefas de casa e explique por que você espera que ele as conclua.
Além disso, converse com ele ou ela sobre as consequências de suas ações em sua própria vida e na vida de outras pessoas. Não tenha medo de dizer que há coisas, como beber álcool e usar drogas, que não são apropriadas.

Educação infantil
- 3 questões que mostram se você realmente conhece seu filho
- Diga-me qual é o mau comportamento do seu filho e te direi a necessidade por trás
- Seu filho ignora suas ordens? Talvez você esteja dando as instruções erradas
Original Author: Ericka Chavez Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/ericka-chavez
Original ID value: 233730
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/233730/tu-hijo-tiene-9-anos-debes-prepararte-para-la-importante-crisis-que-vivira