Cientistas afirmam: se você for contaminada por esse verme, pode ficar mais fértil

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

Anotar no calendário os dias quem está mais fértil, procurar alternativas médicas e até mesmo apelar para simpatias e superstições são alguns dos hábitos comuns entre mulheres que desejam engravidar, mas encontram certa dificuldade. Uma nova notícia sobre o assunto pode parecer estranha, mas já vem sendo estudada por especialistas: uma mulher contaminada por uma infecção causada por um verme pode deixa-la mais fértil.

Leia também:
Gravidez com barriga dura: o que pode ser? 
Colesterol aumenta na gravidez: veja meses mais críticos e saiba proteger seu bebê 
10 lados ruins da gravidez que ninguém te conta (e não diminuem o amor pelo bebê)

De acordo com um estudo pulicado pela revista “Science”, realizado com 986 índias na Amazônia boliviana, mostrou que as mulheres que permanentemente infectadas por Ascaris lumbricoides, a conhecida lombriga, tiveram dois filhos a mais do que aquelas que não apresentavam a doença.

Para os cientistas, o verme parasita provoca alterações no sistema imunológico da mulher, facilitando a gravidez. Isso ocorre porque, assim como os fetos, eles são vistos pelo sistema como intrusos e, assim, estimulam tolerância imunológica para evitar ataques do próprio organismo.

A avaliação, de acordo com os pesquisadores, é importante porque poderá, no futuro, ajudar na criação de novos medicamentos a serem utilizados em tratamentos de mulheres que sofrem de infertilidade ou dificuldade em engravidar.

Conheça os melhores sucos indicados para as grávidas: