Cirurgia da adenoide: como é o tratamento para carne esponjosa nas crianças

por | nov 25, 2019 | Gravidez e bebês

Popularmente conhecida como carne esponjosa, a adenoide nada mais é do que o tecido linfoide que fica na parte de trás do nariz e acima das amígdalas, na garganta. Quando ela cresce demais, caracteriza uma hipertrofia, impedindo a passagem correta do ar pelo nariz.

O problema é bastante comum em crianças pequenas e pode se agravar na puberdade, explica Ivan Carlos Orensztajn, otorrinolaringologista do Hospital Federal do Andaraí, vinculado ao Ministério da Saúde.

De acordo com o médico, a adenoide tem função de defesa, mas quando cresce demais, pode causar problemas respiratórios.

Por causa da obstrução das vias nasais, os pacientes apresentam apneia do sono e respiram pela boca. A criança, além de roncar, ainda pode ter seu desenvolvimento prejudicado.

Cirurgia de adenoide em criança

ShutterStock

Não existe tratamento medicamentoso para a hipertrofia da adenoide, sendo a cirurgia a única maneira de combater o problema. O procedimento é simples e, geralmente, realizado sob anestesia geral.

De acordo com Raimar Weber, otorrinolaringologista do Sabará Hospital Infantil, existem diferentes equipamentos que podem ser utilizados para retirar a adenoide. A curetagem tradicional vem cada vez mais caindo em desuso, por sua remoção não controlada do tecido.

Atualmente, segundo o profissional, a utilização do vídeo na cirurgia permitiu a utilização de equipamentos mais precisos, dentre eles o microdebridador, que é uma lâmina que remove o tecido cortando e aspirando-o, e a ablação controlada, uma ponteira de energia de radiofrequência que dissolve o tecido e o aspira.

Saúde da criança e do bebê