“Coçar a barriga na gravidez dá estria”: médica esclarece medo comum de gestantes

por | jul 31, 2019 | Gravidez e bebês

A coceira na barriga durante a gravidez é um dos sintomas mais comuns entre as gestantes que, muitas vezes, sofrem com a aflição e evitam coçar a região com receio de que o ato possa provocar o surgimento de estrias.

Mas ao contrário do que muita gente acredita, coçar a barriga durante a gestação não causa estrias e este é apenas um dos inúmeros mitos que cercam a gravidez.

Coceira na barriga durante a gravidez: o que significa?

De acordo com a dermatologista Cíntia Guedes, a coceira na barriga durante a gravidez ocorre por causa do crescimento do bebê. Conforme a criança se desenvolve, a barriga cresce e isso faz com que a pele tenha de acompanhar o processo, esticando e provocando o sintoma. Além disso, por causa das alterações hormonais, a pele tende a ficar mais seca, o que intensifica a coceira.

A relação feita pela maioria das pessoas entre coceira na barriga e estrias, no entanto, é compreensível. Quando a pele estica excessivamente, além da coceira, ocorre também a ruptura das fibras elásticas e um desarranjo das fibras colágenas, culminando no surgimento dos tais risquinhos brancos na região.

O que acontece é que, já que a coceira é consequência do estiramento da pele, ela pode ser um “sinal” de que as estrias vêm por aí, explica a médica, mas não a causa.

Como evitar coceira e estrias na barriga na gravidez

Como a pele da gestante tende a ficar mais seca, a hidratação do corpo é algo essencial tanto para combater a coceira quanto para prevenir o surgimento das estrias. A dermatologista aconselha uso regular de hidratantes nas áreas que sofrem mais estiramento, como o abdômen, coxas, quadris e mamas. Os produtos, vale ressaltar, devem ser indicados pelo médico.

Além de usar cremes na pele, a hidratação deve ocorrer também por meio de uma ingestão adequada e saudável de líquidos. Evitar o ganho de peso excessivo no período, com uma alimentação balanceada e orientada pelo profissional que acompanha a gestante, também ajuda a combater o problema.

Cuidados durante a gravidez