Basta chegar a hora da lição de casa para o sufoco começar. As crianças se dispersam com facilidade e mostram pouco interesse pelos estudos, quadro que pode piorar conforme elas crescem e têm de enfrentar semanas de provas e até exames no fim do ano. Os pais têm importante papel nesse processo, não apenas para determinar horário e impor regras, mas para orientar os pequenos.
Leia também:
Como ajuda os filhos na lição de casa
Filho reprovado na escola: o que fazer?
Como escolher a escola ideal para o seu filho
Segundo o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, tirar os momentos de diversão em prol da lição de casa não é benéfico. “O primeiro passo é estabelecer os direitos e deveres das crianças. Privar o filho da diversão não é saudável. Estipule horários para videogame e televisão, por exemplo, pois o lazer ajuda a criança a absorver o conteúdo e se sentir recompensada”, afirma.
Estudar com os filhos
Na hora de estudar, é importante que a criança tenha um cantinho e um horário fixos, longe de qualquer distração para facilitar a concentração. De vez em quando, vale combinar com outras mães para que os filhos façam as tarefas ou estudem juntos sob a supervisão de um adulto, assim a atividade não se tornará enfadonha.
O médico também afirma que os pais não precisam saber de tudo e nem devem se sentir envergonhados de não saber responder uma pergunta. “Nem sempre sabemos todas as respostas e isso não deve ser escondido do filho. Nesse caso, ofereça companhia para pesquisar”, ressalta.
Usar os seus pontos fortes a favor dos pequenos também é uma ótima solução. Se você é criativa, invente histórias ou músicas para ajudar o pequeno a entender alguma coisa que ele esteja com dificuldade. “Outra dica importante é estimular a capacidade da criança, dizendo frases positivas e reconhecendo o esforço realizado”, finaliza o especialista.