Entre as mulheres, principalmente, os enjoos são sintomas que muitas vezes revelam ser o primeiro sinal de gravidez. A enfermeira obstetra Cinthia Calsinski explica que, em geral, esses sintomas duram até 12 semanas. No entanto, não existe solução mágica para o enjoo, pois é devido ao crescimento do útero que pode pressionar o estômago que acontece azia e lentidão no processo digestivo. Porém, uma medida pode deixar a gestante mais disposta. Descubra qual a seguir:
Dica para evitar enjoo
O crescimento do bebê deixa o estômago espremido que, consequentemente, passa a abrigar menos alimentos. Por esse motivo, a gestante pode ter ânsia se ingerir quantidades grandes de comida. Ao deitar-se, após a refeição, a grávida pode ainda sentir um gosto azedo na boca. Todos esses desconfortos são provocados pelo retorno do conteúdo gástrico, o refluxo.
De acordo com a evolução da gestação, sobra menos espaço para o bebê, causando uma sensação de estômago apertado. Nesse período, o sistema digestivo também fica mais lento e a gestante precisa se adaptar a consumir alimentos de fácil digestão.
Por esse motivo, Cinthia enfatiza uma dica importante: nunca ficar em jejum por mais de três horas (porque o jejum favorece a náusea), e também é bastante importante seguir o que o corpo indica. “Comer só o que apetecer, pois a chance de essa comida ficar no estômago é maior”, afirma.
É que a motilidade gástrica fica anormal durante e gestação, fazendo o estômago não trabalhe de maneira adequada retardando seu esvaziamento. A gestante tem azia porque a progesterona presente no sangue relaxa o sistema digestório faz com que a digestão fique mais difícil.
Além disso, com todo o sistema digestivo trabalhando mais lentamente fazendo com que a digestão seja mais lenta, tanto a comida como o ácido clorídrico ficam mais tempo no estômago facilitando o refluxo e a azia.
Curiosidades sobre gravidez
- 8 coisas incríveis que o bebê sente dentro da barriga: Veja
- Como deixar o bebê mais inteligente ainda dentro do útero
- Desenvolvimento do bebê na barriga: vídeo impressionante mostra